[AsteriskBrasil] Ligação de Asterisk à Central via E1

César Augusto Santiago csantiagobr em gmail.com
Terça Setembro 19 16:19:57 BRT 2006

Boa Tarde pessoal,

Estou pensando em ligar minha central telefônica ao meu Asterisk
através de um link E1. Entretanto ainda possuo algumas dúvidas
práticas e téoricas sobre como seria.

Pretendo ir sanando as mesmas aos poucos. Portanto, gostaria de
informações sobre como poderia fazer para resolver um pequeno
problema. A minha idéia é usar o Asterisk interligado a minha central
para passar a fornecer ramais voIP para a minha Instituição. Minha
idéia é configurar na central um prefixo que me direcione ao servidor
asterisk para que os ramais atuais (analógicos da central) possam
interagir com os ramais voIP. Então pensei por exemplo no seguinte.

Crio um ramal voIP por exemplo: 3000
Configuro no meu E1 que tudo que venha com um prefixo 6 deva ser
direcionado ao Asterisk. Então a pessoa em um ramal convencional
discaria 63000 para falar em um ramal voIP. Isso já existe hoje usando
minhas placas TDM, entretanto tem de haver uma espera. Hoje a pessoa
disca 6 Espera um tom e depois disca 3000. Com o E1, o que expliquei
será possível?

Outro detalhe. Possuimos ligação com a companhia telefônica de forma
que eu posso receber uma ligação externa (origem PSTN) diretamente em
meu Ramal convencional. Ex.: 3348 8109. Haveria como, sendo que a
central telefônia é quem recebe os E1 da Companhia Telefônica, eu
criar um mecanismo para divulgar externamente um número de forma a
permitir que ele seja redirecionado para um ramal voIP que está no
Asterisk? O desenho ficaria assim neste caso:

PSTN <--E1--> PABX <--E1--> Asterisk

Abraços e obrigado desde já.

--
César Augusto Santiago