Re: [AsteriskBrasil] Placa digivoice 8 canais linhas analógicas

Paulo Garcia ast.paulo em gmail.com
Terça Setembro 26 08:00:03 BRT 2006

Olá Fabio,

pelo que você está me falando, está acontecendo algum atraso na detecção de
atendimento.

O comportamento de o telefone de destino ouvir o toque antes de você, é
normal, pois quando se trata de linhas analógicas, a placa necessita receber
um sinal de chamando (ringback) e só quando recebe o segundo, ela dá o
retorno pra voce ouvir. Isso é necessário para que  a placa saiba que é um
tom de ringback devido ao tipo de tom e a cadência.

Com relação ao delay que voce falou seria interessante efetuar um teste com
um programa de teste da VoicerLib chamado dg_cprog que justamente faz o
teste de call progress, ajudando a saber se existe alguma configuração a ser
modificada.

Com o Asterisk desligado (importante), voce pode executar o dg_cprog em
linha de comando da seguinte forma:

dg_cprog *<numero>* *<canal>* *cp_default.cfg *

onde o <numero> é o numero que voce vai discar, exemplo 41952557 ou um
ramal, etc...

o <canal> é o canal da placa a ser utilizado (1 a 8 no seu caso) e *
cp_default.cfg* é o arquivo de configuração utilizado para configurar o
callprogress.

O programa tomará a linha, esperará o tom de discagem, discará,
supervisionará ocupado ou chamando (de preferencia espere um pouco antes de
atender) e quando o outro lado atender, o programa mostrará a mensagem de
atendimento e terminará... Observe se ao atender, com a pessoal falando
algo, a confirmação demora para aparecer ou é imediata.

A detecção de atendimento em placas analógicas é feita por presença de
áudio, excetuando-se todos os sinais de supervisão (ocupado, chamando,
etc...), então é necessário que exista algum tipo de ruido (falando alô,
etc.) para que haja a detecção de atendimento. Caso a ligação esteja muito
baixa, ou a pessoa atenda e não fale nada (situação comum em testes) o
sistema esperará 6 segundos e se ficar em silencio, considerará atendimento
por *timeout*. Resumindo, você pode ter atendimento imediato por presença de
áudio ou com um delay no caso de timeout. Existem algumas situações
especificas no caso do timeout, mas por favor, faça o teste primeiro com o
programa indicado e coloque aqui o que você pegar....

Paulo Garcia

On 9/24/06, fabio em syma.com.br <fabio em syma.com.br> wrote:

> Boa noite.
> Estou com uma placa digivoice 8 canais FXO, nesta placa estão ligados 5
> linhas analógicas para realizar e receber ligações.
> Problema é o seguinte quando faço uma ligação pela digivoice a ligação
> toca uma vez no telefone em que estou chamando, no segundo toque é que
> começa a tocar para mim que estou logodo no asterisk, quando o telefone
> chamado atende depois de um tempo eu escuto o que a pessoa esta falando,
> alguem teria alguma ideia para resolver esse problema, agradeço desde ja.

> Acesse o  wiki AsteriskBrasil.org:
> [...]

Paulo Garcia
Digivoice Tecnologia em Eletrônica Lta
Site: http://www.digivoice.com.br