[AsteriskBrasil] HELP na configuracao do Zaptel.conf e Zapata.conf

Bernardo Vieira bernardo.vieira em terra.com.br
Terça Abril 3 11:53:20 BRT 2007

Roberson Carvalho escreveu:
> [...]
>
> # ztcfg -vv
>
> Zaptel Configuration
> ======================
>

> Channel map:
>
> Channel 01: FXS Kewlstart (Default) (Slaves: 01)
> Channel 02: FXS Kewlstart (Default) (Slaves: 02)
> Channel 03: FXS Kewlstart (Default) (Slaves: 03)
> Channel 04: FXS Kewlstart (Default) (Slaves: 04)
>
> 4 channels configured.
>
> Seguindo diversos materiais percebe que com essa configuracao ja da certo.
> E so isso mesmo que tenho que colocar no zaptel.conf para ter minha
> "Plakinha" pronta para receber as linhas?

"vc" deve notar "q" o seu zaptel.conf "naum" corresponde à saída do
#ztcfg -zz. "Plakinhas" FXO devem ser configuras com sinalização FXS no
zaptel.conf e no zapata.conf (embora o resultado do seu ztcfg mostre
isso), verifique isso, mude também o loadzone, a não ser que você esteja
nos EUA.

> Como podem ver esta tudo DEFAULT de instalacao, so alterei o "context",
> "switchtype", "signalling" e o "channel".
> Ainda naum testei com as Linhas, pois falta configurar um Plano de Discagem.
> Existe diversas diretivas que posso colocar para deixar minha central
> com "KRA" de Central telefonica.

O Asterisk não fica com "KRA" de central telefônica, ele *É* uma central
telefônica.

> Quando eu colocar as linhas na "Plakinha" como vou diferenciar uma da
> outra?
> O channel 1 (DD)NNNN-XXXX, channel 2 (DD)NNN-XXXX, como vou configurar
> essas linhas?
> Tenho que colocar junto com o "callerid"?
> EX.
> callerid = "Fulano de Tal" <(00) 3333-9999>
> channel => 1
> callerid = "Beltrano" <(01) 3333-7777>
> channel => 2

Onde você quer fazer essa diferenciação? Na rota de entrada ou saída?
Como você colocou todas no mesmo grupo, Zap/g1 pega todas, Zap/1 pega a
1a, Zap/2 e segunda e assim sucessivamente. Outra coisa, essas linhas
tem que ter uma extensão também, é outra forma diferenciá-las, mas
claro, tudo depende do contexto que você está usando.

> Qq dica é bem Vinda!

Algumas dicas:
http://www.digium.com/asterisk_handbook/zapata.conf.pdf
http://www.digium.com/asterisk_handbook/extensions.conf.pdf
/usr/src/asterisk/configs/zapata.conf.sample
http://www.voip-info.org/wiki-Asterisk+config+zapata.conf
http://www.asteriskbrasil.org/tiki/tiki-index.php?page=Como+se+portar+em+listas+de+discussao
http://www.sodiler.com.br/prod-detail.cfm?CodProd=01760&departamento=1
http://www.aureliopositivo.com.br/aurelio/default.asp