[AsteriskBrasil] RES: RES: RES2: *Ramal atendido causa "Event: Ha ngup" . Porque?*

Rodrigo Pimenta Carvalho pimenta em inatel.br
Sexta Agosto 3 11:28:30 BRT 2007

Prezado Diógenes.

Eu irei estudar então os detalhes do action originate.

Mas, talvez eu esteja querendo mesmo fazer a coisa de forma errada. Veja
bem:

Imagine que você pegou o seu celular e discou o número do telefone de um
amigo. Imediatamente em seguida o seu celular dá o som de chamando o
telefone destinatário, certo?

Quando o telefone do seu amigo é atendido, vocês já podem iniciar a
conversa. Ou seja, somente a "campainha" do telefone do seu amigo precisou
soar. O seu celular não teve que tocar. É exatamente esse tipo de situação
que quero criar usando 2 softphones (2 X-Lites) e o meu Asterisk.

Portanto, eu uso um softphone (que está cadastrado como ramal 200) e disco
329 através do mesmo. Nesse momento, o ramal 329 ( que é outra instância do
X-Lite) toca e é atendido. Então, como no exemplo acima, isso já deveria ser
suficiente para me colocar em conversa com a outra ponta. Mas, quando o
ramal 329 é atendido, o meu (200) passa a tocar também, como seu eu
estivesse sendo chamado para uma conferência. Daí, eu sou obrigado a
atendê-lo também, para finalmente conversar. Contudo, se eu já havia
utilizado o ramal 200 para fazer a discagem, acho que ele já deveria estar
pronto para a conversa, assim que a outra ponta fosse atendida. É exatamente
este comportamento indesejado que eu quero resolver na minha solução de AGI
. Ou seja, preciso de um dialplan e um AGI que façam o que eu quero.

Eu entendi bem que é o asterisk que origina a chamada, da forma como eu
programei. E entendi que é devido a isso que o ramal 329 toca. Para resumir,
eu não quero colocar dois ramais em conversação, como se fosse conferência.
Eu apenas quero que um ramal chame outro, como numa telefonia convencional.
Eu sei que isso é possível de fazer usando apenas o dialplan e o comando
dial() no mesmo. Mas, como eu preciso usar um AGI e programa tudo nele,
ainda terei que descobrir então como fazer a coisa bem certa. Você conseguiu
entender minha dificuldade? Tem alguma dica então?

Obrigado.

Abraços.

Rodrigo Pimenta Carvalho.

  _____