Re: [AsteriskBrasil] Distribuição Disc-OS - Beta - SoftPabx

Caio Begotti caio em ueberalles.net
Segunda Agosto 6 14:53:23 BRT 2007

On 06/08/2007, at 11:08, Zander wrote:
> Caio, desculpe, o Disc-OS não tem nenhuma conexão com o FreePBX
> seja comercial ou de representatividade. O configurador Disc foi
> totalmente desenvolvido pela equipe do projeto Disc-OS.

Obrigado pelas respostas, Zander, e bem-vindo! Creio que fui enganado
pelo visual e organização parecida com o do FreePBX, tens razão. De
fato o de vocês é diferente em algo: tem binários substituindo
linguagens interpretadas em todo lugar. Pelo menos é o que pareceu
quando eu montei o ISO pra olhar. Ou vocês possuem um grande truque
na manga pra usar C++ nisso ou são completamente loucos...

> Todas as melhorias visam o mercado brasileiro, e serão enviadas
> para o Steve Underwood, para serem incorporadas na Unicall e
> Libmfc, caso sejam aprovadas por ele.

Tá, já entendi que visam melhorar o mercado brasileiro, mas você não
disse quais são elas. Imaginei que talvez você não tivesse tempo pra
explicar, então fui olhar os .rpm da imagem que tem pra download e
usando comandos Unix simples eu não vi nada de anormal na
libunicall.so nem no protocol..r2.so. Aparentemente as melhorias são
anexadas a elas, não embutidas.

Errei? :-)

> As implementações não estão "amarradas" a hardware, deveriam
> funcionar em qualquer hardware disponível no mercado, que utilize a
> Unicall e Libmfc.

Basta ter o interpretador dos binários e o seu módulo disc/
callblockmodule.so, certo?

> Os prompts de voz presentes no ISO e os "restantes" serão liberados
> e licenciados juntamente com os fontes e documentação.
> Mais uma vez gostaríamos de deixar claro que nossa intenção é
> disponibilizar tudo que foi gerado pelo projeto para a comunidade,
> buscando trabalhar e desenvolver a comunidade e o Disc-OS.

Eu entendo, Zander. Mas veja, se ainda VAI licenciar e já lançou SEM
licença um monte de binários, áudios etc como é que querem que
testamos e botemos a mão? Vou esperar vocês liberarem os fontes, já
que é assim.

Outros comentários aleatórios:

1. Interessante e curiosa a libdyingcat.so que vocês empacotaram.
Fico pensando porque ela tem tantas referências a markup XHTML e
tantas strings legíveis de tags de uma página.

2. Igualmente curiosa é a libdisc.so com várias chamadas "boost" (do
www.boost.org) e elementos de configuração do Asterisk.

3. Quem é a "E3C Teconologia Ltda", dona do copyright no topo do
extensions.conf? Outro nome pra Intelbrás ou a empresa que de fato
desenvolveu a solução e vende pra vocês?

4. Errei no tema pelo jeito hehe, ele era do FOP (versão Flash) que
vem instalado mesmo.

5. É impressão minha ou vocês embutiram nos .so TUDO o que for
possível pra gerar as páginas da interface? Tem duplicidade de código
DOM/JavaScript em vários arquivos, então deve ser isso.

Desculpe-me, mas esse seu ISO tem um cheiro pesado de "testem isso aí
pra mim de graça, manés... é tudo proprietário e binário mesmo, nem
vão conseguir ver o que tem aí". Não tem cara de software livre, na
minha humilde opinião. Acho que nem vou gravar um CD, porque usar o
ISO no Qemu deu erro e nem bootou.

Alguém chegou a instalar pra ver rodando? De qualquer maneira, mais
uma vez e sinceramente, bem-vindo ao jogo!

--
Caio Begotti (caio1982)
http://caio.ueberalles.net