[AsteriskBrasil] codecs 723.1

Bernardo Vieira bernardo.vieira em terra.com.br
Quarta Agosto 29 12:28:34 BRT 2007

>Bernardo, IANAL, mas entendo que qualquer uso, exceto para fins de
>pesquisa (estudo mesmo), e' considerado comercial, mesmo que seja para
>sua residencia ou sua empresa. Um ATA que voce use em casa, paga o
>royalty do mesmo jeito.

Pois é, nem eu, mas os casos do fabricante do ATA e do integrador com
certeza o uso é comercial, já os outros casos, se o termo da licensa é
"research/study/educational" é um história, se é "home/personal" é outra
e por aí vai.... Na dúvida eu faria as contas se o custo da banda de
usar gsm ou ilbc  compensaria o preço dos royalties.Se o codec em
questão é o g729 US$ 10,00 por canal vale muito a pena.Já o g723 eu não
usaria, não pelo preço da licensa (que aliás eu nem sei quanto é, nem
onde conseguir uma implementação para o *) mas sim porque a grande
vantagem desse codec é poder alterar a taxa de amostragem, coisa que não
é implementada no * que uma uma taxa de amostragem fixa de 20ms (tudo
bem, eu sei que existe um patch para o 1.2 que permite isso, e se não me
engano já foi incorporado ao 1.4, em qualquer caso, nunca fui bem
sucedido na aplicação do patch e ainda não vi uma boa justificativa para
migrar para o 1.4)