[AsteriskBrasil] O que sera que esta acontecendo??

Mr.Xeon mr.xeon em ig.com.br
Sexta Fevereiro 9 19:21:45 BRST 2007

Ola pessoal, tudo bem?
Bom tenho um computador Athlon Xp 2400 + 512 Mb e Hd 20GB, Rodando Debian
Sarge 3.1r4 com asterisk 1.2.14 e todos os outros atualizados em relação a
versão 1.2 do asterisk.
Possuo uma conexão 1 mega a Cabo.
Tenho 04 ramais sendo 01 pap2, 01 grandstream 486 e 02 EyeBeam (todos com
g729) e duas placas Motorola rodando belezinha,02 contas Telextreme rodando.
Utilizo o codec g729 que esta no site do http://kvin.lv/pub/Linux/Asterisk/

O problema é o seguinte, quase sempre acontece os canais sip caírem, eu não
consigo colocar eles no ar, preciso desligar o computador esperar uns 10
minutos e depois ligar e fica tudo belezinha.
Quando estou usando a conta sip, fico monitorando pelo sip show peers o
qualify de todos os peers, as extensões ficam com 12ms e as contas 200ms,
mas se eu usar a conta sip ai os MS começam a subir, as contas sip ficam em
torno de quase 1900ms fica impossível de falar. Fiz um teste com o ata pap2
na com a mesma conta e usando a mesma net sem estar passando pelo asterisk,
fica um espetáculo, nele uso o codec g729a.

Será que estou tendo problemas no Asterisk?? ou codificação(codec´s)??
Preciso trocar a distribuição (Linux)?? ou pode ser as configurações??

Meu sip.conf é o básico.
[general]
context=default
bindport=5060
bindaddr=0.0.0.0
srvlookup=yes
maxexpiry=3600
defaultexpiry=120
musiconhold=default

[200]
context=default
username=200
type=friend
secret=123456
qualify=yes
port=5060
nat=yes
mailbox=200 em default
callerid="GrandStream" <200>
host=dynamic
dtmfmode=rfc2833
canreinvite=no
disallow=all
allow=g729
allow=ulaw
allow=alaw
allow=gsm
allow=ilbc
callgroup=1
pickupgroup=1
context=default

[telextreme]
username=xxxxxxxxx_xxxxxxxxxx_
type=peer
secret=xxxxxxx
host=sip.telextreme.net
fromuser=xxxxxxxx
fromdomain=sip.telextreme.net
nat=yes
;canreinvite=no
dtmfmode=rfc2833
context=telextreme-out
qualify=yes
disallow=all
disallow=all
allow=g729

Tentei usar a 1.4 mas não deu certo. A voz parecia que estava picotando e
robotizada em todos os dispositivos (pap2, grand, etc..)

Gostaria de colocar o asterisk na empresa do meu irmão, mas tenho um pouco
de medo do negocio não funcionar direito, fico imaginando alguém ligando
dizendo que os telefones estão parados e não sabem o que fazer e ai digo
desliga o computador por uns 10 minutos que volta.
Gostaria de estar tranqüilo em relação ao asterisk, pois aqui em meus testes
ainda não fui feliz, espero contar com as experiência dos professores do
mundo voip.

Desde já agradeço muito a sua atenção.

Obrigado.