[AsteriskBrasil] Ligação OK! Sem som do destino!

Tarik Gregorio tgregorio7 em gmail.com
Terça Fevereiro 13 11:54:41 BRST 2007

Acho que com a dica do Alfredo você poderá ter bons resultados. Vou
responder suas pergunats no corpo do email ok?

Em 13/02/07, MINATI, Edson Carlos <minati em mrsites.com.br> escreveu:

>  Tarik e colegas!
>
> Primeiro... Gostaria de elogiar o Tarik, ele foi direto na veia mesmo...
> Assim fica fácil a gente pedir e dar ajuda!!

Obrigado, é muito mais fácil assim. :-)

Bom... respondendo as questões... :-)

> 1º. Uso SIP! Mas qual é melhor?! SIP ou IAX?

Eu já usei tanto sip quanto iax porém com o número de atas SIP no mercado eu
acabo preferindo usar sip.

2º. Vou usar Softfone por enquanto (apesar de ter um ATA que vou usar mais
> para frente)

Otimo.

3º. Asterisk versão 1.2.14. Devo já usar a versão 1.4 ?!

Nunca usei a 1.4, tenho boas experiencias com a 1.2, creio que você possa
usar perfeitamente a 1.2 sem problemas.

4º. Realtime?! Bah... vou ter que ler sobre isso... não sei dizer...
> (sorry...)

Realtime são  as configurações de sip.conf, iax.conf e etc em banco de
dados.. pelo visto você não está usando.

5º. Terminação DDD = de origem (45 - Cascavel.PR) estou ligando para minha
> cidade, DDD 46. Conta SIP (VONO)

Bom...  aqui está o X da questão, habilite no sip.conf de cada peer e da
conta vono o  nat=yes, se não funcionar verifique  problemas  de banda de
internet, talves a sua taxa de upload pode estar muito baixa ( o que  é
normal no Brasil se você não usa um link dedicado.), porém a taxa de upload
baixa traria picotes e não ligação muda. Vou indicar para você se o nat=yes
não funcionar, tentar mudar codec, senão um QOS no seu firewall pode ajudar.

6º. Uso os CODECS:
>      disallow=all
>      allow=ilbc
>      allow=g729
>      allow=ulaw
>
>      Qual CODEC é recomendado com a VONO ?!

A VONO é feita em cima de asterisk e aceita os codecs:  ilbc, g729 (mas você
deve ter as licença paga da digium), ulaw, alaw e gsm. Aconselho você a usar
da seguinte forma:

disallow=all
allow=gsm
allow=ulaw
allow=alaw

7º. Ramais e Asterisk tudo na mesma rede Interna (ADSL Sub-rede 10.1.1.0).
>      Preciso liberar alguma porta no NAT do Modem Roteador??

Para usar ele externamente sim... a 5060 e todas de 8000 para cima no seu
firwall. Você tem algum firewall na sua rede?

8º. QoS somente aquele da configuração de rede do Windows. basta ele?! Uso
> switch 3COM, mas não vi controle de QoS neles!

Espero poder ter ajudado o amigo. Peço só que poste a resolução encontrada
para que outros colegas possam se beneficiar!!

Abraços!!!

--
Tarik Faria da Silva Gregorio