[AsteriskBrasil] Ligação OK! Sem som do destino!

MINATI, Edson Carlos minati em mrsites.com.br
Terça Fevereiro 13 09:58:31 BRST 2007

Tarik e colegas!

Primeiro... Gostaria de elogiar o Tarik, ele foi direto na veia mesmo...
Assim fica fácil a gente pedir e dar ajuda!!

Bom... respondendo as questões... :-)

1º. Uso SIP! Mas qual é melhor?! SIP ou IAX?

2º. Vou usar Softfone por enquanto (apesar de ter um ATA que vou usar mais para frente)

3º. Asterisk versão 1.2.14. Devo já usar a versão 1.4 ?!

4º. Realtime?! Bah... vou ter que ler sobre isso... não sei dizer... (sorry...)

5º. Terminação DDD = de origem (45 - Cascavel.PR) estou ligando para minha cidade, DDD 46. Conta SIP (VONO)

6º. Uso os CODECS:
     disallow=all
     allow=ilbc
     allow=g729
     allow=ulaw

     Qual CODEC é recomendado com a VONO ?!

7º. Ramais e Asterisk tudo na mesma rede Interna (ADSL Sub-rede 10.1.1.0).
     Preciso liberar alguma porta no NAT do Modem Roteador??

8º. QoS somente aquele da configuração de rede do Windows. basta ele?! Uso switch 3COM, mas não vi controle de QoS neles!

De momento essas são os detalhes das minhas perguntas.... Caso você Tarik ou mais algum colega puder dar algum apoio ai, fico agradecido!

Atenciosamente,

MINATI