[AsteriskBrasil] Problemas com NAT - Router D-LINK G604T

Clístenes Santos Viana cvianabr em gmail.com
Sexta Fevereiro 16 11:26:35 BRST 2007

Oi pessoal, tudo bem?

Sei que este assunto ja foi mais do que tratado na lista, mas continuo com
duvidas e problemas para conseguir autenticar um cliente SIP externo em meu
servidor ASTERISK que esta atras da minha NAT, vou dar uma explanacao sobre
como esta o diagrama da minha rede hoje, e gostaria de saber se alguem teria
mais alguma dica para o meu problema:

CONEXAO INTERNET: SPEEDY HOME 2 MB (IP DINAMICO)

MODEM + ROUTER WIRELESS: D-LINK G604T
(NAT 10.1.1.0/255.255.255.240
(CONFIGURADO DYNDNS NO ROUTER PARA IP PUBLICO)
(PORTFORWARD PARA O IP 10.1.1.3 DAS PORTAS UDP 5060 E 10000-20000)

SERVIDOR ASTERISK (IP 10.1.1.3/255.255.255.240) (RH9 [SEM REGRAS IPTABLES
DEFINIDAS])
Config Sip:
[general]
context=default
port=5060
bindaddr=10.1.1.3
localnet=10.1.1.0/255.255.255.240
externip=meudominio.dnsalias.com #[meu dominio no dyndns redirecionando para
meu ip publico]
fromdomain=meudominio.dnsalias.com
srvlookup=yes
disallow=all
allow=ulaw
allow=alaw

[1111]
type=friend
username=1111
secret=cliente1
host=dynamic
mailbox=1111
nat=yes

[2222]
type=friend
username=2222
secret=cliente2
host=dynamic
mailbox=2222

[3333]
 type=friend
username=3333
secret=cliente3
host=dynamic
mailbox=3333

CLIENTES SOFTFONE X-TEN
CLIENTE EXTERNO
Configuracao:
Display Name: 1111
Password: client1
Domain: meudominio.dnsalias.com

CLIENTE INTERNO 1
Configuracao:
Dispaly Name: 2222
Password: client2
Domain: 10.1.1.3

CLIENTE INTERNO 2
Configuracao:
 Dispaly Name: 3333
Password: client3
Domain: 10.1.1.3

Obs.: Eu consigo fazer ligacoes entre ramais normalmente dentro da rede, mas
quando tento autenticar (registrar) um cliente que esta fora da rede
(cliente externo), ele da mensagem de TIMEOUT e nao consegue registrar,
verifiquei com o netstat -na | grep 5060 e a porta esta ouvindo, ja nao sei
mais o que fazer, so para constar quanto a funcionalidade do servico do
DYNDNS eu consegui fazer SSH para este mesmo servidor na porta 22 contra o
dominio meudominio.dnsalias.com em uma maquina externa...

Desde ja agradeco a colaboracao de todos...

Atenciosamente...

Clistenes