[AsteriskBrasil] Problemas com NAT - Router D-LINK G604T

Renato Camargo renato.locatti em terra.com.br
Sexta Fevereiro 16 13:35:23 BRST 2007

Estou tendo problemas parecidos com o seu com o SIP.

Tb tenho um speedy, modem e um router D-Link DI-524. Tb fiz o forward das portas udp 5060 e de 10000-20000 para o ip do servidor asterisk.

No meu caso tb funciona na rede local sem problemas. Pela internet chego a estabelecer a chamada, mas não ouço a pessoa do outro lado e ela tb não me ouve.

Alguém pode nos ajudar? :-)

Tks.

[]'s

Renato Camargo

  ----- Original Message -----
  From: Clístenes Santos Viana
  To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
  Sent: Friday, February 16, 2007 11:26 AM
  Subject: [AsteriskBrasil] Problemas com NAT - Router D-LINK G604T

  Oi pessoal, tudo bem?

  Sei que este assunto ja foi mais do que tratado na lista, mas continuo com duvidas e problemas para conseguir autenticar um cliente SIP externo em meu servidor ASTERISK que esta atras da minha NAT, vou dar uma explanacao sobre como esta o diagrama da minha rede hoje, e gostaria de saber se alguem teria mais alguma dica para o meu problema:

  CONEXAO INTERNET: SPEEDY HOME 2 MB (IP DINAMICO)

  MODEM + ROUTER WIRELESS: D-LINK G604T
  (NAT 10.1.1.0/255.255.255.240
  (CONFIGURADO DYNDNS NO ROUTER PARA IP PUBLICO)
  (PORTFORWARD PARA O IP 10.1.1.3 DAS PORTAS UDP 5060 E 10000-20000)

  SERVIDOR ASTERISK (IP 10.1.1.3/255.255.255.240) (RH9 [SEM REGRAS IPTABLES DEFINIDAS])
  Config Sip:
  [general]
  context=default
  port=5060
  bindaddr=10.1.1.3
  localnet=10.1.1.0/255.255.255.240
  externip=meudominio.dnsalias.com #[meu dominio no dyndns redirecionando para meu ip publico]
  fromdomain=meudominio.dnsalias.com
  srvlookup=yes
  disallow=all
  allow=ulaw
  allow=alaw

  [1111]
  type=friend
  username=1111
  secret=cliente1
  host=dynamic
  mailbox=1111
  nat=yes

  [2222]
  type=friend
  username=2222
  secret=cliente2
  host=dynamic
  mailbox=2222

  [3333]
  type=friend
  username=3333
  secret=cliente3
  host=dynamic
  mailbox=3333

  CLIENTES SOFTFONE X-TEN
  CLIENTE EXTERNO
  Configuracao:
  Display Name: 1111
  Password: client1
  Domain: meudominio.dnsalias.com

  CLIENTE INTERNO 1
  Configuracao:
  Dispaly Name: 2222
  Password: client2
  Domain: 10.1.1.3

  CLIENTE INTERNO 2
  Configuracao:
  Dispaly Name: 3333
  Password: client3
  Domain: 10.1.1.3

  Obs.: Eu consigo fazer ligacoes entre ramais normalmente dentro da rede, mas quando tento autenticar (registrar) um cliente que esta fora da rede (cliente externo), ele da mensagem de TIMEOUT e nao consegue registrar, verifiquei com o netstat -na | grep 5060 e a porta esta ouvindo, ja nao sei mais o que fazer, so para constar quanto a funcionalidade do servico do DYNDNS eu consegui fazer SSH para este mesmo servidor na porta 22 contra o dominio meudominio.dnsalias.com em uma maquina externa...

  Desde ja agradeco a colaboracao de todos...

  Atenciosamente...

  Clistenes

  Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 15/02/2007 / Versão: 5.1.00/4964