[AsteriskBrasil] RES: Desenvolvendo um painel para telefonistas

Toledo, Luis Carlos lscrlstld em gmail.com
Terça Janeiro 2 12:18:48 BRST 2007

Dá uma olhada do projeto FOP, ele adminstra todos esses status utilizando
perl + Call Manager

  _____

De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org
[mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Yurik
Leão
Enviada em: sexta-feira, 29 de dezembro de 2006 16:17
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: [AsteriskBrasil] Desenvolvendo um painel para telefonistas

Boa tarde caros colegas,

Estou iniciando um projeto de desenvolvimento de um painel para
telefonistas, desta forma pretendo desenvolver na linguagem Delphi por já
programar na mesma, mas estou precisando de dicas de como eu devo proceder
para obter informações junto ao servidor com Asterisk sobre os eventos que
deve ser apresentados no painel. Para isto desejo gostaria de ver se os
colegas poderiam me ajudar nas seguintes perguntas:

1) Como receber os eventos do Asterisk? (Creio pela minha experiência que
devo fazer uma conexão via socket utilizando o manager)

2) Através da conexão junto ao asterisk como identificar os Status dos
canais quando se inicia o programa(leia-se o painel)?

3) Como identificar que um canal saiu do status de ocioso para tocando,
atendido ou discando?

4) Como identificar uma transferência?

Acho que por enquanto estas perguntas se forem algumas respondidas já me
abre um caminho, se alguem puder me dar uma luz agradeceria imensamente.

Yurik Leão