[AsteriskBrasil] RES: Onde instalar os servidores?

Ralph Liebessohn ralphliebessohn em gmail.com
Quinta Janeiro 11 12:10:32 BRST 2007

On 1/11/07, Mauricio Bonani <mbonani em gmail.com> wrote:

> Num projeto piloto que estou montando, a empresa usa um firewall
> proprietário que não faz redirecionamento de portas :-\
> Acabei colocando o servidor do * na borda mesmo com filtragem de
> pacotes na própria máquina.
> O inconveniente é que, dessa forma, perde-se o controle da utilização
> do link de internet.

Maurício,

você perde o controle no total do link, mas acaba ganhando uma prioridade
direta.
Com jeitinho você proibe os outros de te consumirem o link.
Com mrtg ou similar você enxerga o seu tráfego nos vários servidores e faz
uma "média ocular".
Hoje as operadoras já oferecem N serviços de prioridades, filtros,
controles, etc. Visto que as mesmas correm pra onde a água vai (Voip,
streamming, iptv). Tendo controles direto na operadora creio que seja mais
eficiente.

--
Ralph Liebessohn
ICQ: 74835911