[AsteriskBrasil] Locaweb + PABX VOIP

Bernardo Vieira bernardo.vieira em terra.com.br
Sexta Janeiro 19 10:27:46 BRST 2007

Tenho um cliente rodando um call center ativo com 20 PAs Xten, 1 E1, 4
fxs ligados em um PABX de legado para o setor administrativo e coloquei
o Freebpx para gerenciar o *. Há mais de 6 meses que não recebo uma
única reclamação.
Acho injusto dizer que o Trixbox e o Freepbx são soluções para amadores.
Ao meu ver, justo seria dizer que estas soluções, por simplificarem
bastante os processos de instalação e gerenciamento do *, reduzem
significativamente a barreira de entrada ao universo *, o que leva a uma
enxurrada de amadores oferecendo serviços na área só para mais tarde,
quando os problemas aparecem, poluirem as listas com perguntas das mais
triviais. No entanto, nas mãos de quem tem um conhecimento de redes,
linux e do asterisk estas soluções fornecem uma ótima plataforma,
aliviando-nos do ônus de passar horas reinventando a roda e fazendo
trabalho de macaco.
Quanto a mim, se cobrar para integrar, instalar e manter uma solução *
baseada em freepbx implica em ser um "ser rastejante", então eu rastejo,
e rastejo tranquilo, sabendo que se algum dia algum cliente meu reclamar
que eu estou cobrando por uma solução que só utiliza software livre eu
passo os links com o maior prazer, e tenho certeza que não vou perder o
cliente.