[AsteriskBrasil] Interligação PABX analogico com ASterisk

Bernardo Vieira bernardo.vieira em terra.com.br
Terça Julho 10 17:14:28 BRT 2007

> Tenho um PABX analogico com 4 linhas (troncos) e 12 ramais.
> Pensei em ligar estes 4 ramais troncos como ramais do TB através de placas
> FXS, como se fossem ramais do TRIXBOX. Fazendo isso, poderia configurar o
> dialplan do modo como o pessoal já esta acostumado a usar hoje em dia, assim
> discariam 9 para pegar a linha normal(PSTN) para discagem.

Extato, suas 4 linhas existentes teriam que entrar em interfaces FXO do
seu Asterisk e sair em interfaces FXS para o seu PABX.

> O ideal seria, discar 9 para linha normal (PSTN - para evitar grandes
> choques gerados pela mudança), 8 para celular, DDD, DDI, etc, que entrariam
> no TRIXBOX e daí seriam direcionadas de acordo com os dialing plans.

Você pode fazer isto de forma muito mais elegante usando o dialplan do
seu Asterisk, os usuários discariam 9 (para pegar a linha, igual sempre
fizeram) e então discariam o número desejado, independente se é celular,
local, DDD ou DDI. Então no Asterisk você decide para onde mandar a
ligação, baseado no numero discado.

> Como faço para acompanhar as ligações por ramais e poder puxar um CDR no
> final do mês e conferir para onde cada pessoa tem ligado e de quem foi
> aquela chamada de 60 minutos para o celular na Bahia?

Bom, aí mora o problema, o asterisk desconhece qualquer informação do
seu PABX, para ele seu PABX são 4 extensões (as extensões FXS que você
conectou ao PABX), e no CDR vai aparecer que todas as ligações foram
efetuadas por um destas 4 extensões. O que você poderia fazer é liberar,
por exemplo, números locais, 0800, etc e usar os Pinsets do trixbox para
regular e acompanhar a origem das chamadas.

> O problema maior, seria no caminho inverso, ou seja, nas chamadas que
> entram. Como direcionar uma chamada para o ramal 20 do PABX analogico, por
> exemplo, e caso este não atenda, sua caixa postal atenda (CX postal no
> trixbox)? Programo para tocar apenas X segundos, e após esse período a
> ligação voltaria para sua caixa postal ou para o menu principal do IVR? Como
> faço isso?

Você tem duas opções: (i) se você tiver sorte e seu PABX tiver DDR fica
fácil, é só criar uma extensão para cada ramal (ii) você vai ter que
usar interfaces FXO ligadas em posições de ramais do seu PABX para fazer
o direcionamento da chamada. Algo paracido com este esquema:
http://www.mayersistemas.com/~bvieira/asterisk/

> Quais as maneiras para se interligar estes dois PABX? Como eu tenho um PABX
> com entrada para 4 linhas, vou precisar de um gateway com 4 portas
> FXS(ligacao do PABX analogico ao trixbox) e 4 portas FXO(ligacao do trixbox
> as linhas PSTN já existentes)?

A figura acima é a forma mais barata de fazer esta conexão, no entanto
eu não recomendo que você use os ATAS HT-XXX da Grandstream, como na
figura, use os Sipura que são muito mais amigáveis.