[AsteriskBrasil] Asterisk + Gateways

Claudio B. C. e.nothing em hotmail.com
Quarta Julho 11 01:51:04 BRT 2007

Olá a todos,

Tenho o seguinte cenário: central Siemens HICOM 100 com  11 linhas tronco e 30 ramais.
Estou pensando em desativar esse PABX e substituí-lo pelo Asterisk da seguinte forma:

# Lado das linhas tronco:
Ligar as linhas tronco ao servidor através de duas placas digivoice (uma com 8 e outra com 4 FXO)
ou
Ligar as linhas tronco ao servidor através de três placas digium com 4FXO cada
ou
Ligar as linhas tronco ao servidor através de dois gateways, um GXW-4108 (8FXO) e um GXW-4104 (4FXO)

# Lado dos ramais:
Ligar todos os ramais a um gateway DVG-2032S (32FXS)
ou
Ligar todos os ramais a 15 PAP2

Vocês podem estranhar o uso do gateway no lado dos ramais (devido ao elevado preço em relação aos PAP2), mas a vantagem dele é que não será preciso mexer na estrutura existente de ramais. Para usar os PAP2 será necessário uma reestruturação da rede pois não há pontos suficientes, então calculo que o custo de switch + mão de obra + transtornos deve ser maior do que essa diferença de preço.

Alguém da lista já teve e poderia compartilhar alguma experiência com esses gateways? Minha dúvida é principalmente na demora que pode ocorrer entre o usuário teclar o número, o gateway (ou o PAP2) mandar os números para o asterisk, o asterisk mandar os números para o gateway de saida e completar a ligação.
Agradeço antecipadamente por qualquer dica, comentário ou sugestão.