Re: [AsteriskBrasil] Saco de Dúvidas

Eric Anderson eric em vianet-express.com.br
Segunda Julho 16 15:15:27 BRT 2007

Alerta!!! Opinião de leigo/fuçador (ainda num pus meu asterisk no ar, mas to perto e passei pela mesma angústia que vc para montar o projeto): =P

1 > insista com seus superiores ou financiadores que a melhor solução é usar ATA´s ou um gateway FSX. Como o gateway eh muito caro e cria um ponto único de falha, a melhor opção mesmo é usar ATA´s.

2> Para usar a central como um "hub" analogico, é possível, simples, não é muito barato e tem algumas (várias?) limitações.

3> Num sei, num manjo.

4> Tb notei esse delay... mas nunca tinha percebido que era tanto tempo. Já já alguém dá a solução ai na lista.

flw!

Eric

  ----- Original Message -----

  From: mccoy silva
  To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
  Sent: Monday, July 16, 2007 2:37 PM
  Subject: [AsteriskBrasil] Saco de Dúvidas

      Olá a todos !

      Estou com um saco de dúvidas e gostaria da ajuda da lista para esvaziá-lo :):)
      Preciso montar um central com 60 ramais, então pensei e adquirir uma placa com 2 entradas E1

      Dúvidas:
          1 - Qual placa FXS seria a melhor indicação para criar os ramais ? Sei que posso usar ATA e softphone, mas por enquanto somente essa opção foi considerada, questão administrativa :(.
          2 - Hoje existe uma central analógica com 30 posições, que será substituída, mas gostaria de pode usar as portas FXS's dessa central. Assim qual placa seria necessária para integração?
          3 - Hoje existem um gateway fxo 8 portas ligado a esse pbx analógico e 2 gateways fxs no pbx analógico da filial, com números de 1 para 1, ou seja, o ramal 121 aqui toca 121 na filial, o 193 faz a mesma coisa e assim por diante... Gostaria de criar um número, por enquanto, que eu pudesse ligar no PBX analógico e cair em qualquer um dos ramais que eu quiser, por exemplo: ligar no 200, chamaria um dos ramais do ateway, 121,193,139, ou discar 9 e pegar somente um dos ramais que estão ligados ao gateway. A central é uma Ericsson. Isso é possível ou eu somente posso pegar linhas em sequência?
          4 - Estou usando o Asterisk e uma placa TDM400P, usando uma porta FXO, e reparei no console que toda vez que chega uma ligação o Asterisk tem uma atraso entre 2 e 3 segundos antes de fazer algo. Esse comportamento pode ser modificado através dos arquivos de configuração do hardware zapata ou é o PBX atual o responsável?

      Comecei a trabalhar com Asterisk tem uns 2 meses, e as dúvidas estão surgindo. :)

      Agradeço a todos!

      McCoy