[AsteriskBrasil] RES: Sounds pt_BR

Eric Anderson eric em vianet-express.com.br
Segunda Julho 16 18:36:16 BRT 2007

Opa,

Apesar de eu ter levantado as mãos bem alto semana passada =P eu nunca tinha
tentado colocar o som em pt_BR do jeito certo. Fiz apenas a porquice de
salvar os sons dentro da pasta default, pois era só testa.

Mas, após essa simpática thread eu tentei. E consegui em 18 minutos.

Os passos foram:

1> Acessei o google, pesquisei por pt_BR+asterisk, asterisk+set+language.
2> A maioria dos textos é simples (este é o melhor):
http://www.asteriskbrasil.org/tiki/tiki-index.php?page=Prompts+de+voz+Portugues+Brasil
3> Peguei os sons, salvei como o texto acima mandou.
4> Editei o arquivo users.conf (to usando asterisk 1.4.7.1) e adicionei a
linha "language=pt_BR" na seçao [general]. No 1.2 provavelmente vc vai ter
que adicionar essa linha em todos os *.conf (sip.conf, iax.conf etc)
5> Restartei o asterisk.
6> Disquei o ramal do Voicemail, e me atendeu uma tia simpática falando a
bela língua de Camões.

Felipe, qual sua dificuldade específica em por os sons em portugues para
funcionar?
O que eu escrevi aki em cima, tem em milhoes de paginas na internet, não
precisa de ninguém aki na lista escrever outra igual ou semelhante, como
você sugeriu.

flw, bom divertimento!

Eric

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Lista,

Entendo o desconsolo e o elevado nivel de irritação de alguns integrantes
mais antigos daqui da lista com relação a um assunto que parece batido.
Peço até desculpas, caso minha dúvida tenha motivado essa onda de mãos
levantadas contra o assunto do Asterisk em pt_BR, mas como estamos aqui para
falar de Asterisk, e não de dramas pessoais, gostaria de sugerir uma
solução, pois mesmo depois das manifestações de apoio contra o pt_BR, vi
hoje uma mensagem de um usuario com a mesma duvida sobre a tradução dos
menus.

Porque, entao, um desses mais escolados usuarios, prepara uma resposta
padrão simples, e poste no grupo toda vez que algum novo usuario levantar a
questão.

Me parece ser uma saída mais honrada e que faz jus à essencia do Linux e dos
softwares opensource, que nasceram gracas a colaboração mútua de todos.

Eu ainda não tenho todos os aquivos em pt_BR. Já criei os diretorios, mas
ainda não sei quais os arquivos .conf que devem ser mudados.
Estou instalando o Meucci, para ver se essa solução é solucionada de maneira
mais simples.

Obrigado,

Felipe

Felipe Trevisan