[AsteriskBrasil] transferir para conferencia

Zeppelin thieva em gmail.com
Quarta Julho 18 12:14:39 BRT 2007

Carlos,

Eu cheguei a usar esta aplicação a um tempo atras. Tive o mesmo problema
que vc esta tendo neste ponto. Não to lembrado agora mas me parece que
vc tem que retornar a ligação para o nome do canal como
"SIP/2000-0817cf68". Nesse ponto ele se perdia para retornar. Resumindo:
ate consegui fazer isso funcionar, posso tentar achar o dialplan que fiz
... mas não aconselho ir por este caminho.

A  solução que adotamos foi a seguinte: Criamos um dialplan para cada
ramal ter uma sala de conferencia adicionando o 8 na frente. Por exemplo
se quisesse fazer uma sala de conferencia discava meu ramal (5022)
precedido de 8+5022 ( 85022). Isso conectava a pessoa a sala de
conferencia. Voce transferia outras pessoas para sala com uma
transferencia normal.

No seu exemplo :

A(5022) disca para B(5023). A executa transferencia para a sala de
transferencia de A "#85022" (usando blindtransfer).

A liga para C (5024). A executa o mesmo passo procedimento  "#85022" e
joga C para a sala de conferencia.

A disca para 85022 e entra na sala.

Nesta ideia voce precisa passar ao usuário apenas 2 codigos: um para
passar pessoas para a sala de conferencia e outro para ele mesmo entrar
na sala.

Com o n-way-calls vc teria uns 3 ou 4 codigos diferentes.

No meu caso permite que apenas o proprio ramal e a telefonista pudessem
transferir chamadas para as Salas de conf.

Exemplo:

# Foi feito ha muito tempo tem que ser revisto, mas serve como base.

exten => _850XX,1,Set(MEETME_EXIT_CONTEXT=meetme-admin)
exten => _850XX,2,Set(TEST=${BLINDTRANSFER:4:4})
exten => _850XX,3,GotoIf($[$[${EXTEN} = 8${CALLERIDNUM}] |
$[${CALLERIDNUM} = 5040 ]]?4:50)
exten => _850XX,4,MeetMe(${EXTEN},dMX)
exten => _850XX,5,Hangup

exten => _850XX,50,Hangup()