[AsteriskBrasil] trixbox codec 729 licencas free?

uffac Uffac uffacerqueira em gmail.com
Quarta Julho 25 19:35:36 BRT 2007

Ola,
  Recentemente comecei a construcao de um asterisk via trixbox, visando que
eu, nao tenho muito conhecimento no assunto. Com a interface amigavel, esta
me ajudando a construcao.

   O grande problema seria qnto ao codec 729, pois criei um trunk puxando
uma conta de um provedor, e este somente aceita tal codec. Buscando no
google a integracao achei pacotes de 729 e 723, porem qndo instalo ambos e
restart o servidor, ha problemas em iniciar o asterisk, ficando travado e da
a mensagem q nao existe /var/run/asterisk/asterisk.ctl

    Qndo abri o log vi que eram problemas nos codecs que instalei, sendo
assim exclui ambos e o asterisk voltou a startar.

     Minha duvida seria, existia um projeto free desses codecs.. alguem
conhece algo ou sabe como rodar estes?

     E o pago, vi que teria que cadastrar na digium e pagar akela taxa de
$10, porem minha grande duvida seria, esse cadastramento eh liberado meu MAC
da placa de rede do servidor? Sendo assim eu nao precisarei configurar na
alem de instalar o g729.so no modules? Sera somente eu proceder novamente
como antes que como a licenca autorizou o MAC reconhecera automaticamente
que estou licenciado? Falha me a ignorancia mas no consigo entender este
ponto de onde mostrar ao asterisk que o codec esta licenciado..

      Caso alguem possa ajudar qndo possivel.

       Cordial,

           Felippe.