[AsteriskBrasil] Grupo de ramais no Asterisk

Josemar Migowski josemarmigowski em gmail.com
Segunda Junho 4 08:22:30 BRT 2007

Fala Reginaldo !

Cara, existem diversas formas de como implementar a solução que deseja e a
escolha de uma delas dependerá de uma análise mais criteriosa sobre o
assunto. Vou tentar explicar-lhe duas possibilidades, conforme a seguir:

Primeira e mais simples:

Coloque no seu extensions.conf a seguinte sequencia:

exten => 8111,1,Dial(SIP/8201&SIP/8202&SIP/8203,20,tr)
exten => 8111,2,Hangup

Pronto, desta forma quando alguém ligar para 8111 os três ramais (8201,8202
e 8203) tocarão.

Uma segunda alternativa seria a criação de uma fila de atendimento onde os
agentes desta fila seriam os ramais 8201, 8202 e 8203, conforme a seguir:

no arquivo /etc/asterisk/queues.conf, insira as seguintes linhas:

[atendimento]

member => SIP/8201
member => SIP/8202
member => SIP/8203

no arquivo /etc/asterisk/agents.conf, insira as seguintes linhas:

agent => 8201,,Nome do usuário do ramal 8201
agent => 8202,,Nome do usuário do ramal 8202
agent => 8203,,Nome do usuário do ramal 8203

e, finalmente no arquivo /etc/asterisk/extensions.conf, insira as seguintes
linhas:

exten => 8111,1,Answer()
exten => 8111,2,Queue(atendimento|t)
exten => 8111,3,Hangup

Pronto, aí estão duas soluções para seu problema.

Espero ter ajudado!

Um abraço

Josemar Tadeu Migowski