[AsteriskBrasil] Placas E1 30/30

Fernando A. Ribeiro Fortes maclink em superig.com.br
Terça Junho 12 11:17:29 BRT 2007

Olá a todos

    Há muito tempo, venho tentando encontrar uma solução definitiva,
estável e robusta para implementar jto ao Asterisk, e não tenho ainda
informações claras de qual placa adaptaria-se melhor ao case a seguir

Lógica de funcionamento :

::.70 chamadas entrantes;
::.60 chamadas são atendidas ao mesmo tempo, por 60 PAs ( callcenter )
::.10 caem em fila de espera
::.passados alguns minutos o cliente é avisado que todas as posições
estão ocupadas e que ele pode voltar a ligar em instantes e a ligação cai.
::.previsão de acréscimo nas chamadas entrantes para 150

Características técnicas : atualmente

01 - 60 Chamadas entrantes, concorrentes
02 - Link E1 MFC/R2 com 30/30 cada link
03 - 01 Servidor DELL 1950 Core II Duo 2X | 4GB de RAM | HDD 120 SataII
04 - 01 Pentium IV 3.0 Core II Duo | 2 GB RAM | HDD 120 SataII
05 - Clusterização através do Dundi.

Dentro do esquema acima, a pergunta é bem simples, qual a melhor placa
E1 que pode ser utilizada:

::Sangoma :

102d-X
PCI Express
hardware echo canceller

http://www.sangoma.com/datasheets/p_a102-specs
ou

::Digivoice VB6060
http://www.digivoice.com.br/produtos/?id=PLVB6060

Dentro dessa pergunta, a mais importante é como esta a questão da
sinalização E1 com o Asterisk, é necessário fazer implementação e ou
correção de módulos adicionais, UNICALL, LIBPRI, etc... e ainda essa
implementação segue autorização do Mark Spencer, ele próprio fez algum
tipo de sugestão para correção de algum problema, ou as coisas são
feitas no braço mesmo e cada um faz o seu e ponto.

Outro ponto alguém testou o Dundi pra clusterizar servidores asteirsk
com com diversas placas E1 e o mias importante até que dentro do
preceito de computação distribuída, no caso acima dois servidores tão
distantes em performance um do outro podem prejudicar no geral o
funcionamento de ambas as máquina, ou seria o inverso, mesmo com um
servidor de menor pontencia, estaríamos na verdade é agregando ainda
mais poder de processamento

No caso acima eu fico com a segunda afirmação.

Eu aguardo aqueles que já tem ampla experiência no assunto e que podem
atestar o que dizem por ter implementado cases de sucesso, quer seja com
uma e ou com outra placa E1.

Desde já eu agradeço a todos pela atenção e pelo tempo gasto em estarem
respondendo a esse tipo de questionamento

--
::Fernando A. Ribeiro Fortes
::URL - http://tekmaclnx.dyndns.prg