[AsteriskBrasil] Testes com IVR (URA) - erro estranho

Roger C. Beraldi Martins rogerberaldi em gmail.com
Quarta Junho 13 10:03:07 BRT 2007

Olá Roger Lovato,

A alguns dias passei por um problema bem semelhante,
incluseve com a mesma versão do asterisk.
Depois de configurado o login na Vono fiz testes, e o asterisk recebeu a
ligação normalmente, escutei minha URA e desliguei.

Pouco tempo depois fiz o teste, percebi a ligação chegando no asterisk, ele
entrou no contexto da URA agindo normalmente porém não havia som,
mas no meu caso digitando o ramal (opção permitida na URA) eu conseguia
charma-lo
mas a ligação não completava, acabava caindo a ligação sem completa-la.

No meu caso não adquiri licenças do codec g729, mas no meu SIP vono a
configuração estava assim:

disallow=all
allow=g729

Este "problema" acabou me gerando o log abaixo, não com CLI do asterisk, mas
no /var/log/asterisk/full e messages:

Jun  4 10:39:02 WARNING[17821] channel.c: Unable to find a codec translation
path from g729 to alaw
Jun  4 10:39:02 WARNING[17821] file.c: Unable to open custom/ura_1 (format
g729): No such file or directory
Jun  4 10:39:02 WARNING[17821] pbx.c: ast_streamfile failed on
SIP/webers-086b6c00 for custom/ura_1

Utilizando o comando:

show translation

         g723   gsm  ulaw  alaw  g726 adpcm  slin lpc10  g729 speex  ilbc
   g723     -     -     -     -     -     -     -     -     -     -     -
    gsm     -     -     2     2     4     2     1     5     -    33    22
   ulaw     -     4     -     1     4     2     1     5     -    33    22
   alaw     -     4     1     -     4     2     1     5     -    33    22
   g726     -     6     4     4     -     4     3     7     -    35    24
  adpcm     -     4     2     2     4     -     1     5     -    33    22
   slin     -     3     1     1     3     1     -     4     -    32    21
  lpc10     -     6     4     4     6     4     3     -     -    35    24
   g729     -     -     -     -     -     -     -     -     -     -     -
  speex     -     5     3     3     5     3     2     6     -     -    23
   ilbc     -     6     4     4     6     4     3     7     -    35     -

Como já era de se esperar, vi que meu asterisk não conseguia traduzir
chamadas em g729 para nenhum outro codec.

Aterei para a configuração para:

disallow=all
allow=alaw
allow=ilbc

Isso me resolveu meu problema.

Espero que tenha Ajudado.

Em 01/06/07, Roger Freitas Lovato <roger em lovato.com.br> escreveu:

> Olá pessoal,

Configurei uma URA em um asterisk 1.2.13 e o freePBX 2.2.0 com uma conta

--
Atenciosamente,

Roger C. Beraldi Martins