[AsteriskBrasil] Impossivel usar ao mesmo tempo as operadoras TMAIS e TELLFREE?

MCelo mcelooliveira em gmail.com
Terça Junho 19 11:46:37 BRT 2007

Fala galera,

Estou com dificuldades em colocar me funcionamento as operadoras Tmais
e Tellfree ao mesmo tempo. Isso porque a TMAIS usa o codec alaw, e a
Tellfree usa o G729 ou o ILBC.

Criei um plano de discagem onde quando se disca 011 ele vai pela
Tmais, e quando se disca 0XX ele vai pela Tellfree:

;DDD SAO PAULO
exten=>_011XXXXXXXX,1,Dial(SIP/${EXTEN:3}@tmais,30)
exten=>_011XXXXXXXX,2,Hangup()

;DDD OUTROS ESTADOS
exten=>_0XXXXXXXXXX,1,Dial(SIP/${EXTEN}@tellfree,30)
exten=>_0XXXXXXXXXX,2,Hangup()

As ligacoes sao feitas por ramais analogicos atraves de um gateway FXO
da Grandstream que suporta os codecs G729 e ALAW. A configuracao dele
resumidamente eh:

[201]
disallow=all
allow=g729
allow=alaw
dtmfmode=info

[tmais]
disallow=all
allow=alaw

[tellfree]
disallow=all
allow=g729
allow=ilbc

Com essa configuracao o Asterisk soh completa a ligacao pela Tellfree
quando o g729 vem em primeiro lugar no [201]. E soh completa as
ligacoes pela Tmais, quando o alaw vem em primeiro lugar no [201].

Eu achava que o ASterisk iria os codecs compativeis entre as extensoes
e escolher um. Mas isso nao estah acontecendo pois senao o dialplan
funcionava. Existe alguma maneira de fazer as duas opcoes funcionarem
simultaneamente?

Abracos,

MCelo.