[AsteriskBrasil] Condicionar o atendimento da chamada por canal FXO chamado.

Julio Cesar Campos - ACOM Telecom julio em acomtelecom.com.br
Quinta Junho 21 08:24:55 BRT 2007

Bom dia pessoal, stou com o seguinte dilema:

tenho instalada uma placa da Digivoice modelo VB0408 PCI em um Asterisk
1.4.3 , VoicerLib 4.0.9.2 e DgvChannel 0.9.2, e estou utilizando ela
interligada em 4 posições de ramal em Business Phone 128i da Ericsson.

Gostaria de saber, como faço para desviar as chamadas que vem do Ericsson e
são atendidas pelas portas FXO da VB0408.

Por exemplo:

A porta FXO 1 esta ligada ao ramal 620 no Ericsson
A porta FXO 2 esta ligada ao ramal 621 no Ericsson
A porta FXO 3 esta ligada ao ramal 622 no Ericsson e assim por diante...

Gostaria que quando algum ramal do Ericsson chamasse o ramal 620 que é do
próprio Ericsson, e que esta ligado na porta FXO 1 da VB0408, a chamada
fosse desviada para o ramal 890 do Asterisk, quando fosse chamado o 621 na
porta FXO 2, a chamada fosse desvida para o ramal 891, e assim por diante, o
X da questão é...

Como eu condiciono esta chamada no Asterisk?????

Tentei com o comando GotoIf, mas não obtive sucesso porque em todos os casos
o ramal chamado é o 890.

Abaixo inclui o trecho do meu arquivo extensions.conf com o
contexto(entrada) que faz o antendimento das ligações.

; Atendimento Condicional ------------------------------

[entrada]

exten => s,1,Set(CANAL=${CHANNEL})                      ; Seta a Variavel
"CANAL" com o nome do canal ${CHANNEL}
exten => s,2,GotoIf($[ ${CANAL} = DGV/4]?10:20)       ; Se CANAL = DGV/4 vai
para a prioridade 10 se nao prioridade 20
exten => s,10,Dial(SIP/890,45,tT)                                      ;
Chama o ramal SIP 890
exten => s,11,Hangup()
; Desliga a ligacao
exten => s,20,GotoIf($[ ${CANAL} = DGV/2]?30:40)     ; Se CANAL = DGV/1 vai
para a prioridade 30 se nao prioridade 40
exten => s,30,Dial(SIP/804,45,tT)                                      ;
Chama o ramal SIP 804
exten => s,31,Hangup()
; Desliga a ligacao
exten => s,40,Playback(invalid)                                          ;
Avisa que não foi possivel completar a ligacao

Grato desde já,

Julio Cesar Campos
ACOM Telecomunicações