Re: [AsteriskBrasil] X100P Clone no Trixbox não dá sinal

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Sexta Junho 29 18:58:10 BRT 2007

Wemerson C. Guimarães escreveu:
> Ihh, complicou um pouquinho, mas vamos lá:
> Se entendi direito, devo plugar a x100p como mais um ramal do pabx?? Daí, ao
> discar nesse ramal, recebe-se o tom de linha do tronco SIP da broadvoice,
> instalado no meu servidor?
> E esse DISA, pode me dar mais detalhes de como configura-lo?

Olá,

    Quase isso... A X100P é uma FXO, isto é, não fornece tensão e
corrente elétrica para se ligar aparelho na outra ponta, aliás, ela se
comporta exatamente como um aparelho analógico. A interface que oferece
tensão e corrente elétrica é a FXS, que no seu caso seria o PABX (ou a
rede pública analógica). Então o seu Asterisk com FXO será um ramal do
PABX e tem a capacidade de atender quando chamado.
    O Asterisk com FXO atende, quando você liga para esse ramal e então
segue um plano de atendimento, podendo oferece música, uma calculadora,
redirecionar a chamada para um softphone, DISA, entre outras coisas...
    O DISA interessante pelo fato de ao atender a chamada, o Asterisk
emite um som como se fosse o de linha, daí o usuário disca o número
desejado e então, de acordo com seu plano de discagem, o Asterisk
completa a chamada usando uma saída específica e disponível. Para o
usuário do outro lado, ele chama o ramal onde está o Asterisk com FXO e
ouve o sinal de linha, disca e então a chamada é completa (via um tronco
de saída que o Asterisk "escolhe" de acordo com seu plano de discagem).

--
Atenciosamente,

           Junior Polegato

           Página Profissional: http://www.juniorpolegato.com.br