[AsteriskBrasil] Dúvida com projeto utilizando o Asterisk

Paulo Henrique Peres dobicz em gmail.com
Terça Março 27 13:12:10 BRT 2007

Olá a todos,

Bom, estou iniciando meus estudos com o Asterisk, quero integra-lo com Java,
pois é a linguagem que tenho conhecimento. Estou pensando em desenvolver um
projeto, mas não sei se isto é possível, por isso vou esboçar o mesmo abaixo
e gostaria que dessem sugestões/criticas.

Na empresa em que trabalho temos um equipamento onde circuitos são
configurados individualmente para cada cliente, onde cada circuito tem
algumas configurações, que são inerentes a todos. Quando preciso fazer
alguma alteração, ou até mesmo consultar a configuração do circuito, preciso
ligar em um telefone de suporte, ficar em uma fila, esperar em media 15
minutos, pedir ao atendente que mude ou verifique o circuito. O programa de
gerencia que o atendente usa é gráfico, porém também pode acessar via
telnet, e a partir dae é passado o comando para configurar o circuito.
Pensando em automatizar esse processo pensei na seguinte solução:

1 - Técnico liga no suporte
2 - URA atende e pede o numero do circuito
3 - Técnico fornece o numero do circuito
4 - URA encontra o circuito e pergunta o que o Técnico deseja
fazer(configurar/verificar)
5 - Técnico solicita configuração
6 - URA pergunta tipo de configuração (poder ser escolhida uma entre quatro)
7 - Técnico informa o tipo de configuração
8 - URA recebe a informação, conecta-se ao equipamento e executa o comando
9 - Se o comando for inserido com sucesso finaliza o processo, senão
transfere para um atendente.

Então, vcs acham que posso usar o Asterisk juntamente com Java para
conseguir isto, ou não é possível realizar tal operação com eles?

Obs.: Já tenho um E1 a disposição para configura-lo no asterisk.

Att,

Paulo Henrique