[AsteriskBrasil] Voz tremula e metalizada. (Asterisk + VB0408 + PAP2)

Luciano Rabelo boozy em rabelo.eti.br
Quinta Maio 3 10:44:02 BRT 2007

Hugo,

Voz tremula tem relacao com delay e isso pode estar acontecendo por
falta de largura de banda entre os dois pontos, seja por baixa
velocidade do link ou pela concorrencia devido a falta de QoS. Na sua
rede local, onde ha largura de banda disponivel, esse problema nao
acontece.

O problema da voz metalizada deve estar relacionado com o CODEC que
voce esta utilizando. CODECs que oferecem melhor qualidade de voz
consomem mais largura de banda e vice-versa. O ideal eh encontrar um
meio termo. Normalmente os ATA utilizam CODECs de menor qualidade para
chamadas remotas e esse deve ser o seu problema. Verifique sua
configuracao. Uma sugestao eh utilizar o CODEC G729, pois ele tem um
consumo de banda reduzido e oferece uma qualidade razoavel para a
chamada.

[]

Luciano

--