[AsteriskBrasil] Problema Recepcao FAX - Asterisk

Carlos Diego Russo Medeiros cdiego em gmail.com
Domingo Maio 6 19:37:26 BRT 2007

Renato, FAX sobre VoIP é um negócio chato, nunca funciona 100%.

Pense na possibilidade de colocar uma Placa FXS direto no seu Asterisk.

DIGIVOICE -> ASTERISK -> FXS -> Aparelho de FAX.

Assim pode ligar o FAX direto no Asterisk e não precisa converter sua
chamada para VoIP e jogar na rede para o ATA, pois a latência,
perda de pacotes e outros motivos influenciam diretamente no envio de FAX.

Considerações,

FAX e Multifuncionais modernas enviam FAX na velocidade de 33.6Kbps,
enviando através de ATA / VoIP não vai funcionar.
veja se consegue abaixar a velocidade no seu aparelho.

Ative o recurso de correção de erro do seu fax (Se tiver)

Lembre-se de sempre usar ULAW ou ALAW para envio de fax, se for outro
codec com maior compressão não funciona.
Certifique-se que está fixando o codec no sip.conf.

Experimente desligar o cancelamento de echo do seu ATA, normalmente ele
faz isso automaticamente ao detectar o sinal de fax, mas
é necessário forçar.

Atenciosamente,

--
Carlos Diego Russo Medeiros
iTFLEX Tecnologia - softwarelivre redes segurança