[AsteriskBrasil] Problemas de audio entre canais ZAP e SIP

Benedicto Jr benjr em elo.com.br
Terça Maio 8 09:34:47 BRT 2007

Fabiano,

Estou com o mesmo problema
por aqui, mas acho que encontrei a solução.
Não
posso te garantir que funcione pois é para a versão 1.4 do *
e uso
1.2.17 porque não consegui que a 1.4 funcionasse legal
com sinalização
R2. Se alguém tiver conseguido,
por favor me mande o mapa da mina :)

Parece que o problema
está na temporização do frame RTP.
O PAP2 manda,
por padrão, pacotes RTP a cada 20ms e placa (vi que este
problema é comum nas sangoma e digivoice) só recebe com
intervalos de
10ms. A voz então fica picotada. A
solução (para * 1.4) é indicar o
intervalo na
definição dos codecs permitidos no sip.conf:

[9999]
.
.
.
disallow = all
allow =
ulaw:10,alaw:10,g729:10
.
.
.

Me avise se funcionou pra você.

[]s

> Fabiano,
>
> Eu tive esse problema
de voz picotando, no meu caso eu tinha ligado o cabo
> de
força na TDM400. Só que minha placa é fxo e
não necessita de força.

> Roberto

De:
asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org

> Fabiano
> (BiGu)
> Enviada em: segunda-feira, 16 de
abril de 2007 22:49
> Para:
asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
> Assunto:
[AsteriskBrasil] Problemas de audio entre canais ZAP e SIP

> Opa Galera,
>
>     to tendo um problema de audio
entre dois canais, um ZAP e outro SIP...

>     O canal
sip (usando EyeBeam e codec g729) ao ligar para um canal Zap

(ligado numa TDM2400), a pessoa que está usando o softphone,
escuta
> perfeitamente a outra ponta (zap), mas ao
contrário é praticamente
> impossivel, a voz fica
longe, picotando. Achei que poderia ser problema
> de conexao
internet do lado do usuario SIP, mas ao conversar de SIP para

SIP (os dois usando Eyebeam) fica perfeita os dois lados...

Será que pode ser problemas de configuracao do canal zap, ou
> transcoder entre ulaw (zap) e g729 (sip) ?

usando o Asterisk 1.4.2 , kernel 2.6.18 e Slack 11

> No
console do * não aparece nenhum erro...

Abraços