[AsteriskBrasil] VOIP + rádio

Hans Marcus Krüger hans em skbrasil.net
Terça Maio 8 04:03:00 BRT 2007

Rodrigo Azevedo, E-Nexus Consulting schrieb:
>  Boa tarde pessoal,
>

>  Montei um sistema de testes com VONO e Internet a rádio 256 kbps
> download/upload (mesma velocidade para ambos), mas na maioria das
> ligações ocorrem “picotações” na voz. Através de medições observei que o
> link de Internet tem sua velocidade reduzida ao máximo de 200 kbps.
> Alguém obteve sucesso em alguma estrutura similar? As velocidades de
> upload e download sendo altas já garantem qualidade no VOIP?

Olá Rodrigo,

Não, a banda é um somente um fator. Na teoria seu link suporta 4
ligações simultâneas com o codec ulaw/alaw de 64kpbs ( 256/64 == 4). Na
prática vc terá problemas a partir do segundo, ou, com sorte só a partir
do terceiro.

Dois fatores ainda são importantes:
b) A latência no link, quer dizer, o tempo que o pacote precisa para
percorrer a distância de ponto-a-ponto
c) as ocilações desta latência. Quer dizer que alguns pacotes trafegam
mais rápido do que o outros, as vezes até ultrapassando os primeiros.

Pelo o que eu tenho visto de links de rádio, principalmente a latência
costuma ser um problema. Existe um software na internet, chamada
smokeping que monitora a latência de um link. ele também te mostra a
viariação desta latência. Telvez vc queira monitorar o seu link com este
software.

Fator B) costuma só atrasar os dados, causando uma ligação bem
"pacifica" (já tentaram discutir ferozmente com uma latência de mais de
1 segundo!?). Você tem que esperar um eternidade até a repostas chegar
até vc. Mas ela não causa necessariamente estas interrupções.

Esse "picoteamento" pode estar ocorrendo por causa do fator c).

Note que a perda de pacotes está ligado com este ponto c) (a ocilação
passa a ser infinita). Se um pacote atrasa demais (ou se perde), o codec
"pula" este pacote, causando estas interrupções na ligação.

Similar ocorre na decodificação do pacote pelo seu equipamento em
sobre-carga, portanto, com as máquinas de hoje (e de ontem!), esta causa
me parece improvável.  Mas vc tb deve verificar isto.

Hans