[AsteriskBrasil] Asterisk como gateway - placas com 2 E1(R2 Embratel)

Robson Rosa Branco branco em basesoft.com.br
Segunda Maio 14 13:20:27 BRT 2007

Saudações Vinícius e Demais,

Realmente as respostas são SIM para as sua suposições.
A minha central Intelbras com a placa E1 atual permite apenas sinalização
R2.

Fica então uma outra dúvida:
Pode um gateway com Asterisk falar com a Central Publica em ISDN e com a
Central Privada em R2?
Com isso o sistema ficaria mais eficiente?

Robson Branco <>><
----- Original Message -----
From: "Vinícius Fontes" <vinicius em canall.com.br>
To: <asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org>
Sent: Friday, May 11, 2007 7:27 PM
Subject: Re: [AsteriskBrasil] Asterisk como gateway - placas com 2 E1(R2
Embratel)

Pelo que eu pude entender, a topologia do que você pretende fazer é isso:

Central Pública -> Asterisk -> Intelbras 126

No caso, utilizando uma placa com 2E1 e conectando a pública em uma
porta e o Asterisk na outra, seria isso?

Se a resposta é SIM, eu já vou lhe poupar dias de frustrações e dores
de cabeça: não funciona bem.

O problema não é o Asterisk em si, e sim a sinalização R2. Por ela ser
baseada em tons, há uma demora excessiva na troca de sinalização. Isso
não é problema quando você tem a pública conectada diretamente no
Asterisk, mas fazer uma ligação passando por dois links R2 com certeza
vai lhe causar problemas.

Quando testei isso usei uma placa da Digivoice de 2E1, conectada na
rede pública e num PABX Siemens HICOM 300E. Nas ligações de entrada,
se ouvia o ringback (tom de chamada) 2 ou 3 vezes antes do ramal de
destino do PABX tocar. Para as ligações de saída, se o número de
destino estiver ocupado, você vai ouvir 2 ou 3 ringbacks ANTES do tom
de ocupado. Isso confunde os usuários, eles pensam que começou a
chamar e caiu.

Com ISDN funciona perfeitamente, já que a troca de sinalização é muito
rápida. Nesse caso todo os links precisam ser ISDN. Ou seja, seria
necessário ligar para  a Embratel e solicitar a troca de sinalização.
Não me recordo se a Intelbras 126 suporta ISDN, seria interessante
ligar para eles para conferir. Se não me engano a 95 e a 141 suportam.

Sobre opções de placas, eu recomendo fortemente a Digium TE205P ou, se
houver uma sobra no orçamento, uma Digium TE207P com cancelamento de
eco em hardware.

Att
Vinícius Fontes
Desenvolvimento