[AsteriskBrasil] Asterisk como gateway - placas com 2 E1 (R2 Embratel)

Armando Porto armando.durval em gmail.com
Segunda Maio 14 22:38:52 BRT 2007

Robson,

este tipo de configuração, que chamamos pass-through tem algumas
características, que tem mais a ver com a forma do Asterisk trabalhar do que
sobre a sinalização ser R2 ou ISDN, mesmo o ISDN sendo mais rápido que o R2.

Na verdade quando uma chamada entra no Asterisk, é necessário receber
informações suficientes de um lado para decidir a rota do outro lado, fazer
a conexão entre os lados e estabelecer um bridge para a conversação. Sabendo
configurar o MFCR2 é possível ter algo bastante bom (já que tem bastante
gente utilizando).

Outra informação interessante é que nas placas DigiVoice de 2 E1 você pode
até ter um link R2MFC e outro ISDN na mesma placa.

Por fim eu concordo perfeitamente que não ter o PABX do outro lado é a
melhor coisa, mas como na prática isto é diícil, o pass-through é uma boa
solução. pública -> Asterisk -> PABX.

Armando - Digivoice