[AsteriskBrasil] RES: Asterisk em grande porte

Luis Fahning luisbene em gmail.com
Terça Maio 15 15:45:14 BRT 2007

Olá,

moro em Brasília, trabalho na In Out Solutions que é uma empresa concorrente
da Call Tecnologia e confirmo que a Call já migrou aqui e na sua filial em
SP vários clientes para a plataforma Linux/Asterisk.

Um grande case de sucesso pode ser visto na reportagem abaixo:

A Cobra Tecnologia, empresa de TI do Banco do Brasil, está testando um
projeto de callcenter usuário de voz sobre IP sobre plataformas de software
livre, de acordo com matéria da ComputerWorld. Elaborado em Asterisk, o
projeto abrange 60 posições de atendimento do callcenter passivo mantido
pela área de serviços da Cobra para um cliente externo. Pelo modelo, a
chamada chega ao callcenter via rede tradicional de comunicação e é
distribuída para cada posição de atendimento pelo sistema de VoIP sobre
software livre.

De acordo com Luiz Fuzaro, gerente da divisão de desenvolvimento de software
aplicativo da companhia., o software livre substituiu as placas de
comunicação de alto custo que seriam necessárias para manter o sistema
funcionando. Além disso, resolveu algumas das limitações das URAs, como o
tamanho das mensagens de voz, que não poderiam ser muito grandes nos
sistemas convencionais. "Com a plataforma de software livre houve mais
flexibilidade. O usuário pode gravar a mensagem do tamanho que desejar e
apenas incluir no disco rígido", diz. Hoje as posições de atendimento,
baseadas no Rio de Janeiro, atendem cerca de 1500 chamadas por dia.

O projeto nasceu da estratégia da empresa de alinhar todos os sistemas em
software livre. Entre os benefícios, além da redução de gastos - Luiz estima
que o projeto custou 50% do menos do que o equivalente com as placas de
comunicação - estão qualidade da rede de voz e confiabilidade do sistema. "O
callcenter tem por padrão chamadas de duração intermediária, já que os
atendentes precisam resolver os problemas dos clientes. Então, é necessária
estabilidade ao modelo", complementa.

No entanto, a companhia precisou lidar com desafios significativos para
manter o sistema em operação, entre eles a integração com as plataformas já
existentes. "Uma das principais tarefas esteve em integrar o software livre
com padrões fechados já existentes como Cisco e Avaya. Mas passada esta
fase, o serviço está satisfatório", aponta Luiz. A idéia a partir de agora é
expandir os testes do modelo para outras áreas de atendimento e,
futuramente, oferecer ao mercado serviços relacioados à solução.

On 5/14/07, cleviton.araujo em caixa.gov.br <cleviton.araujo em caixa.gov.br>
wrote:

>  Prezado Schultz:
>

> Mais uma vez desculpe pelo retorno tão atrasado, mas os motivos foram
> nobres!
>

> Conforme nossa conversa por telefone, vou lhe responder usando também a
> lista asteriskbrasil.
>

> Aqui no Brasil podemos citar clientes baseados em Asterisk:
>
> Cirela Incorporações (Construção Civil - SP)
>
> Condomínio Paladium (Condomínios - SP)
>
> Pirelli Pneus (Indústria)
>
> Corn Products (fabricante da Maizena) (Indústria - SP)
>
> Lojas Multicoisas (Varejo - SP e Brasil)
>
> Rede McDonalds (Alimentação - Brasil)

> [...]

Atenciosamente,
Luís Benedito Ainsworth Fahning, PMP
Lucena & Fahning Ltda