[AsteriskBrasil] Problema com ringing tone

André Gonçalves andre em outcenter.com.br
Quarta Maio 16 10:38:14 BRT 2007

Bom dia lista !

Estou com um problema aqui com relação ao asterisk gerar o ringing tone
quando estou ligando para algum lugar.
O cenário é o seguinte, tem um servidor rodando o trixbox com uma placa e1
da digivoice que até então funcionava perfeitamente antes da necessidade de
criar um script para autenticação de pins de usuários.
Foi necessário criar este script para que não houvesse uma diferença no cdr
quando dava o answer da função Authenticate.
Dentro deste script em um certo momento dou um playback com a mensagem
auth-thankyou, mas com o noanswer do jeito q tá abaixo
$AGI->exec('Playback','auth-thankyou|noanswer');
mas ai infelizmente fica mudo o telefone e derrepente a pessoa do outro lado
atende o telefone, ou seja, eu não sei se está chamando ou se está ocupado.
Ai para fazer um teste eu tirei este noanswer e fico assim
$AGI->exec('Playback','auth-thankyou');
e para minha surpresa funcionou perfeitamente os sons de chamada, mas ai dá
problema no CDR, pois o billsec vai ser marcado a partir desta mensagem de
obrigado independente de estar ocupado ou não.

Tem configurado tb para passar o parametro r no Dial e em ambos os casos
(com ou sem o noanswer) ele aparece no CLI
    -- Executing Dial("IAX2/250-4", "Dgv/g5/36631450|300|r") in new stack
reparem que o r aparece no dial, e está como IAX pq o servidor é em um
cliente e o servidor dele está ligado por IAX com o nosso.

Ai resumindo tudo, se tem o Answer do playback funciona e se não tem não
funciona, mas ai entra uma questão, porque quando eu faço uma ligação para
algum lugar sem a necessidade do pin ele gera os tons de chamada e marca
certo no CDR? se ele marca certo no CDR é porque não teve um answer em algum
outro lugar e ai gera normalmente os tons de chamada.

Alguem ai tem alguma idéia pra me dar?
Se precisarem do script completo ou de alguma outra informação me falem q eu
posto aqui.

Att.
André