[AsteriskBrasil] Ajuda para levantar dados.

Caio Begotti caio em ueberalles.net
Quarta Maio 16 16:12:48 BRT 2007

On 14/05/2007, at 16:53, Marcelo Araujo wrote:
> Gostaria de saber, quais sao as dificuldades da comunidade
> AsteriskBrasil e quais as suas perspectivas no desenvolvimento de GUIs
> para usuarios finais, ou até mesmo para facilitar a configuracao

Minhas opiniões pessoais depois de mais de 1 ano trabalhando nisso:

1. Asterisk-1.2 somente em casos ueber estáveis que precisam de
recursos básicos de um PBX IP, não vale a pena desenvolver HOJE uma
solução em volta dele do zero, somente dar manutenção no que já
existe ou que cai na primeira condição desse item.

2. As possibilidades de fazer uma solução (seja gráfica ou não, total
ou parcial) pro 1.4 são boas desde que tenha um foco bem específico.
Não vejo como lucrativo ou mesmo interessante fazer clones do que já
existe. O interessante pra empresas e grupos de desenvolvedores
livres é fazer configuradores modulares. Nada de ter uma aplicação
monstruosa e super "completa" que faz tudo. Isso é demorado, muito
caro e precisa de gente muito capacitada pra fazer direito.

3. Os projetos que já existem pra isso tendem tendem a buscar
facilidades novas como por exemplo roteamentos especiais de chamadas,
módulos de relatórios com gráficos e firulas desse tipo. GUIs que
fazem o "básico" existem de monte, e sabemos que o "básico" do
Asterisk é coisa pra cacete.

> Quais as dificuldades dos usuarios Brasileiros em interagir
> com projetos como TrixBox e o proprio Asterisk! Interagir ao ponto de,
> solicitar novas funcoes ou correcoes de problemas.

4. Solicitar novas funções e exigir correçoes de problemas não leva
muita gente pra frente nesses projetos. Aprendi que a mentalidade
brasileira padrão de berrar no ouvido do desenvolvedor e esperar
sentado não resolve nada, só queima o seu filme (não que eu tenha
passado por isso, ainda bem). A cultura brasileira padrão em projetos
open source é o problema aqui também.

5. Interagir com os devels do Asterisk é bastante complicado, e isso
não serve só pra brasileiros. Conheço gente de outros países que
acham os caras da Digium uns imbecis e os tais "bug marshalls" uns
pederastas. Aquela coisa de "show me the code" raramente funciona,
depende do humor deles.

> - Falta de APIs para facilitar o desenvolvimento de novos recursos?

6. No caso do Asterisk eu não acho que exista essa falta, talvez uma
ausência de roadmap e integração melhor com os desenvolvedores de
soluções em cima do Asterisk. Muitas vezes o pessoa do TrixBox e
outras "empresas" ficam perdidos porque os caras do Asterisk não tem
metas traçadas e é tudo meio na correria, então o que é hoje pode não
ser amanhã. Não existe API que aguente isso.

> - Falta de exemplos de codigos para ajudar no entendimento dos
> recursos?

7. Não é o caso do Asterisk. A documentação do código, .conf.samples
e conteúdo de sites é fantástica.

> - Falta de documentacao de como participar e desenvolver?

8. No caso do Asterisk isso também não falta, na minha opinião. O
problema é o lance da cultura mais acima que mencionei.

> - Falta abertura destes projetos para aceitarem novos desenvolvedores?

9. Não sei o TrixBox como é, mas o time VoIP do Debian (que empacota
o Asterisk, módulos extras e desenvolve soluções paralelas) é
extremamente fechado e difícil de penetrar. Além do que, agem com
corporativismo. Nisso o Asterisk é melhor, mas ainda trava na questão
dos desenvolvedores pau no c*.

--
Caio Begotti

<http://caio.ueberalles.net>