[AsteriskBrasil] Ajuda para levantar dados.

Caio Begotti caio em ueberalles.net
Sexta Maio 18 00:20:39 BRT 2007

On 17/05/2007, at 09:25, Marcelo Araujo wrote:
> Primeiro gostaria de te agradecer, apenas duas pessoas na lista
> responderam este email. Para tentar incentivar outras pessoas a
> responderem este email, irei
> expressar minha opniao, baseando-me nas respostas do Caio.

Sem problemas :-) vai mais algumas coisas aí...

> Pelo que tenho acompanhado e testado, a série 1.4.X está longe de
> manter
> a mesma estabilidade da serie 1.2.X.

Sim e não. Não porque hoje mesmo vi o mantenedor da série 1.2.x do
Asterisk dizer que o 1.2.x está pra entrar, em breve, em estado de
manutenção de segurança somente. Participando no Freebie como você
parece fazer isso é algo até bastante normal, um software estável
nesse sentido. Mas em questões de funcionalidades e evolução do
software o Asterisk 1.4.x é muito, mas muito melhor.

Sim porque ele é um queijo suiço com consistência de gelatina ainda,
realmente. Outro dia vi um cidadão na asterisk-dev dizer que tem
muito call center com 1.4.x já. Eu quase caí pra trás mijando de rir.
Aqui entra o problema da Digium ter feito um 1.2.x sem pensar nas
proporções do projeto. Por isso, eu acho que quando o 1.4.x
amadurecer ele ficará até muito mais tempo como estável do que o 1.2.x.

> Fora toda a parte de R2D que é um complicador para a instalacao do
> Asterisk na America Latina.

O problema aqui é bem mais embaixo.

O suporte a MFC/R2 através da Unicall e libmfcr2 do Steve Underwood
serviu demais pra gente. Sem ela muitos projetos enormes de Asterisk
seriam poeira hoje no Brasil. Acontece que o tempo dela passou, já
era. O próprio Steve já falou que não pretende dar manutenção nela
direito mais e "rompeu" com o Asterisk.

Hoje pra se solucionar isso já existem sim soluções melhores como as
baseadas em hardware (caso da Khomp e Digivoice, só pra citar as mais
conhecidas no Brasil). Acho que R2 via software é buxa de canhão.
Ajudou muito no passado, mas hoje no way.

> Mas, aplicar um pouco de ergonomia no software seria importante,
> podemos
> dar uma olhada na falta disto no TrixBox.

Nenhum dos projetos que vi como solução complementar ao Asterisk
priorizaram a usabilidade ou ergonomia com nenhuma seriedade. É um
buraco a ser preenchido por quem for inteligente e souber pegar um
nicho técnico.

> No Brasil existem muitos desenvolvedores diretamente ligados em varios
> projetos OpenSource, nao consegui localizar ninguém que contribua
> ativamente com o Asterisk.

Depende do que você quer dizer com "contribuir ativamente com o
asterisk".

Conheço brasileiros que participam de canais IRC, outros que ficam em
listas de discussão, outros que fazem bug reports e os que
desenvolvem coisas em cima. Como falei, depende do que ou quem você
procura :-)

> Acredito também, que o impacto do mercado foi muito maior do que o
> esperado pelo Mark Spencer, em um futuro breve, eles devem  adequar-
> se a
> uma rotina de desenvolvimento mais clara.

É o que eu acho também. Ele mesmo disse no Estação VoIP em 2006 que é
isso que ele pretende - voltar mais pra desenvolvimento e comunidade
-, porque o relacionamento da Digium com quem usa, faz deployments e
cria soluções pro Asterisk é muito sofrível ainda.

Marcelo, talvez você consiga mais "depoimentos" interessantes na
lista -biz do AsteriskBrasil.org, lá deve ter gente com dados que
possam te ser úteis em relação ao que falamos. Aqui o pessoal é mais
chão-de-fábrica, sabe como é, mão na massa :-)

Até mais,

--
Caio Begotti

<http://caio.ueberalles.net>