[AsteriskBrasil] Ajuda para levantar dados.

Leonardo Gomes Figueira sabbathbh.lists em gmail.com
Sexta Maio 18 09:26:09 BRT 2007

Caio Begotti escreveu:
> O suporte a MFC/R2 através da Unicall e libmfcr2 do Steve Underwood
> serviu demais pra gente. Sem ela muitos projetos enormes de Asterisk
> seriam poeira hoje no Brasil. Acontece que o tempo dela passou, já
> era. O próprio Steve já falou que não pretende dar manutenção nela
> direito mais e "rompeu" com o Asterisk.
>
> Hoje pra se solucionar isso já existem sim soluções melhores como as
> baseadas em hardware (caso da Khomp e Digivoice, só pra citar as mais
> conhecidas no Brasil). Acho que R2 via software é buxa de canhão.
> Ajudou muito no passado, mas hoje no way.

Uma dúvida que tenho sobre esse assunto: sempre que falam da placa da
Digivoice falam que o suporte a R2 é "no hardware". Nunca trabalhei com
esta placa e não conheço sua arquitetura então a dúvida é o seguinte:

A implementação de toda sinalização MFC/R2 é no hardware mesmo ? É no
firmware da placa ? Este firmware é carregado juntamente com o driver ou
pode ser atualizado via software ? Não é na tal VoicerLib que fica o
protocolo ?

Afinal, a placa não tinha suporte a ISDN PRI até a algum tempo atrás e
foi desenvolvido, pelo que li nas listas, um módulo de interface com a
LIBPRI, ou seja, com certeza o suporte a ISDN não é "no hardware" :)

E na placa Khomp ? Alguém sabe como é ?

  Leonardo