[AsteriskBrasil] NAT vs SIP/VOIP.

Marcelo Pithon Martinez intertchelo em hotmail.com
Terça Maio 22 17:15:55 BRT 2007

Opa Tiago,

Você tem que criar no seu firewall uma regra no seguinte modelo:

Source		= IP do ATA ou do Equipamento VoIP
Destination		= ANY (Ou seja pra qualquer lugar da Internet)
Protocol		= UDP
Ports			= 10000 até 20000

    Porque o SIP vai usar o 5060 pra fazer o registro, mas vai usar UDP de
10000 até 20000 pra realizar a ligação, por isso que vc não está escutano a
voz, porque ela vem via UDP nesse range de portas...

    Outra coisa, como vc está atrás de um firewall não esqueça de habilitar
o STUN no seu equipamento voip.

Abraço

Marcelo