[AsteriskBrasil] Fax (fisico) em linha analogica

Leonardo Gomes Figueira sabbathbh.lists em gmail.com
Sexta Maio 25 11:57:53 BRT 2007

Caio Pato escreveu:
> FAX ----> ata spa/cisco/linksys/grandstream ---> asterisk ----> linha analógica
>
> Da última vez que eu tentei não funcionou - eu estava usando um E1.
> Agora o "projeto" oferece uma linha analógica, convencional, para
> enviar o fax.

Quanto ao seu novo projeto com linha analógica infelizmente não posso te
ajudar pois não trabalho com linha analógica.

Já o ambiente com E1 com certeza funciona. Se não funcionou
provavelmente era uns dos seguintes problemas:
1- clock source errado na configuração do E1
2- problema na rede (precisa ser uma LAN entre ATA e Asterisk e de
preferência separada da rede de dados)
3- configuração do ATA (o PAP2-NA por exemplo tem vários parâmetros
relacionados a FAX e algumas combinações de parâmetros não funcionam,
outros ATAs não sei).

Isso aqui funciona tanto para enviar quanto receber:

FAX ---> ATA Linksys PAP2-NA ---LAN---> Asterisk ---E1 Digium---> PSTN
(ISDN ou MFC/R2)

 Leonardo