[AsteriskBrasil] Problemas de CHIADO

Edson egschubert em gmail.com
Segunda Maio 28 10:04:39 BRT 2007

Caso Emerson,

O seu roteador deve ser um 3260, certo? Acho que o ‘dedo’ repetiu o último
zero.... :-)

Em todos os casos, o problema de picote no link tem, via de regra, a
seguinte leitura:

1-       se vc escuta bem e o outro lado não, então falta banda de saída;

2-       o contrário no reverso :D, ou seja, se prá vc picota então falta
banda de entrada.

Os motivos:

Caso 1- o teu link está dimensionado errado, seja porque naquele momento os
teus servidores foram muito acessados (consultas, tranferências, etc) a
partir da Internet, seja por erro no dimensionamento, seja por ausência ou
erro na configuração do QoS de saída (detalhe, QoS de entrada é inócuo, pois
quando aplicado, já consumiu a banda...;) ). Solução? Na ordem: 1-
Instalação/Ajuste do QoS, 2) Aumento de banda.

Caso 2- o consumo de banda de entrada está muito alto. Causas mais comuns:
1) downloads (seja de arquivos, seja de P2P, seja de músicas, etc); 2)
efeito do burst de pacotes inerente ao TCP/IP (não tem jeito... é do
protocolo). Resolver este ‘problema’ é _bastante_ mais complicado. Porque?
Simples: vc não controla o QoS do provedor. Assim, o que te sobra de opções
são ou mudar a tecnologia da última milha prá MPLS (ou outra coisa que
suporte QoS) e contratar a priorização dos pacotes de voz junto a operadora,
ou agregar um link específico para tuas necessidades de VoIP. Nada mais.
Bem, vc ainda pode mudar o codec prá alguma coisa mais ‘econômica’, tipo
G723, mas não acredito que esta seja uma opção aceitável/aplicável ao
cenário.

Como vês, a solução e as alternativas prá problemas de picote não tem muita
mágica...

Edson.

  _____