[AsteriskBrasil] VoIP para Filiais

Adelino Baena abaena em uol.com.br
Quarta Maio 30 18:35:14 BRT 2007

Ola, Marcio

Se voce tiver posicoes de tronco analogicos sobrando nas duas centrais, voce pode utilizar dois Gateways FXS em cada uma das filiais ligados nos troncos de entrada do Pabx.

         +---+ FXS    +-------+
internet | G |--------|tronco |
    X----| W | FXS    | Pabx  |

Coloquei aqui somente o lado da Matriz, na filial, voce terá a mesma estrutura.

Os gateways falarao entre si pela Internet, e voce deverá designar rotas no pabx para discar para a Filial e na filial para chamar a matrix pelos troncos do Gateway. Seu tecnico de telefonia sabe fazer isso.

Um bom equipamento é o Taitell. Outro bom equipamento é Audiocode, ou mesmo Ynoma. Mas preste atencao : existem ATA de duas portas (equipamentos mais simples e limitados) e Gateways de duas portas (com QoS e suporte a Planos de Discagem). A diferenca de preço (e de funcionalidade) é bem significativa.

Um bom ATA (se nao quiser gastar muito) é o Zinwell. Mas eu recomendo que voce faça com um Gateway.

Um abraco e boa sorte

Adelino Baena