[AsteriskBrasil] Asterisk entre PSTN e PABX

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Quarta Novembro 14 19:29:00 BRST 2007

Mateus, chega a haver queda de ligações também? Se sim, pode ser
porque você esqueceu de definir quem é o master de sincronismo lá no
zaptel.conf. Deixa ele assim:

span=1,1,0,ccs,hdb3,crc4
bchan=1-15
dchan=16
bchan=17-31

span=2,0,0,ccs,hdb3,crc4
bchan=32-46
dchan=47
bchan=48-62

loadzone=br
defaultzone=br

Com essa configuração você está dizendo para a placa usar o
sincronismo recebido pela rede pública e o repassar para o PABX. Estou
assumindo que o span 1 é o que está conectado na pública. Não esqueça
de dar um ztcfg -vvv e de restartar o Asterisk.

Outras coisas que provavelmente não são a causa do problema, mas você
pode tentar também:

- Desabilitar o overlapdial pro span que está conectado à rede pública;

- Desabilitar o echocancel pro span conectado ao PABX (a distância é
muito pequena, não deve haver problema);

- Desabilitar o busydetect. Os canais são digitais, essa configuração
é só pra canais analógicos;

Outra coisa que pode ajudar no teu diagnóstico é colar pra nós a saída
desse comando:

# cat /proc/interrupts

Uma dessas provavelmente deve resolver o problema, nos avise se
resolveu.

Att
Vinícius Fontes
Desenvolvimento