[AsteriskBrasil] Asterisk - dúvidas iniciais

Bernardo Vieira bvieira.lists em gmail.com
Sexta Novembro 16 17:56:19 BRST 2007

> 1) O Ubuntu Server é um bom SO para trabalhar com o asterisk?

Opiniões sobre distros causam tumultos nas listas de software livre,
cada um gosta da sua e prega que ela é sem dúvida a melhor. Seguidores
de algumas distro são mais xiitas que outros (como a turma do Slackware
ou do Debian, por exemplo). Talvez a melhor pergunta seja: o asterisk
roda na distribuição XXX? E respondendo a esta nova pergunta, sim, com
mais ou menos trabalho dá para compilar e rodar o asterisk na maioria
das distros de linux desde que você consiga resolver as dependências do
asterisk / zaptel. Indo um pouco mais além, sim é possível rodar o
asterisk no ubuntu server, se não me engano você pode até instalar um
pactoe pré compilado com o apt-get, tente #apt-cache search asterisk e
#apt-cache search zaptel. Eu, pessoalmente, para servidores, gosto das
distribuições baseadas no RedHat, portanto normalmente uso Centos.

> 2) O SL tem uma característica de ser menos exigente com relação a
> hardware. Para o asterisk, isso muda?

Isso não é necessariamente verdade, o que ocorre é que a estrutura do
kernel dos *nix é muito mais modular que a do windows, por exemplo, o
que permite aos desenvolvedores reaproveitarem código de uma maneira
mais eficiente. Além disso, como os fontes do próprio kernel são abertos
os desenvolvedores têm mais liberdade para desenvolver em cima de
facilidades do próprio kernel, dispensando um camada extra de
abstração/gerenciamento que teriam que usar se estivessem desenvolvendo
para win32. Outra diferença é que nos *nix, de uma maneira geral, você
não é automaticamente forçado a instalar uma GUI gráfica, o que no caso
de servidores é uma grande vantagem já que preciosos recursos de
hardware não são empenhados em desenhar janelas e processar efeitos
visuais. O resultado disso tudo é que de um modo geral consegue-se um
custo benefício muito bom usando-se linux para aplicações de servidor.
No caso do asterisk essa condição é mantida, no entanto, algumas funções
do Asterisk são bastante exigentes, alias como qualquer aplicação de DSP.

> 3) Nosso principal objetivo é evitar que nosso VOIP precise ser
> autenticado na web (servidores de terceiros), tendo nosso próprio
> servidor de autenticação através do Asterisk, nada muito complicado
> (pelo menos até aonde consegui captar de informações). O Asterisk
> fornece esse "módulo" como sendo algo básico?

Não entendi muito bem o que você esta querendo fazer, na verdade não
entendi muito bem o que você está querendo evitar. Todos os protocolos
de voip que tenho notícia implementam alguma forma de autenticação /
autorização, mas nenhum que eu tenha notíca faz isso via web. No
asterisk os mecanismos de autenticação são implementados nativamente nos
próprios canais, ie. o chan_sip.c implementa a autenticação sip, o
chan_iax.c a autenticação IAX2 e assim por diante. Já a autorização é
feita através dos contextos do seu dialplan e algumas funções
auxiliares, indiferente do tipo de canal utilizado.