[AsteriskBrasil] TrixBox

Eric Anderson eric em vianet-express.com.br
Quarta Novembro 21 13:39:38 BRST 2007

Eu pus uma placa dessa funcionando no meu Meucci.

Segue o tutorial (parcial, ainda nao terminei) de como eu tava fazendo mas nao tive como terminar.

"
Opa,

Pro pessoal que não "manja muito de linux" e tah afim de fazer o modem ambient funcionar no Meucci como canal FXO, segue um tutorialzinho:

Com seu Meucci instalado, logue-se como root
Acesse o diretório /usr/src/dgvbuild/zaptel/
Faça um backup do diretório ztdummy-1.2.18/ para evitar problemas futuros com suporte.
Entre no diretório ztdummy-1.2.18/
Edite o arquivo Makefile e mude o valor da variável MODULES adicionando wcfxo.
Salve o arquivo.
Rode o comando make clean.
Rode o make .
Copie o driver wcfxo para o diretorio /lib/mocules/VERSAODOSEUKERNEL/misc
Rode depmod -a
Carregue o modulo.
Se tudo der certo, vai listar o hardware novo no seu dmesg.

Os comandos ficam assim:

groo em meucci:/> su -
Password:
meucci:~ # cd /usr/src/dgvbuild/zaptel/
meucci:/usr/src/dgvbuild/zaptel # cp ztdummy-1.2.18 ztdummy-1.2.18.old/ -r
meucci:/usr/src/dgvbuild/zaptel # cd ztdummy-1.2.18
meucci:/usr/src/dgvbuild/zaptel/ztdummy-1.2.18 # sed -i '/^MODULES:/s/$/\ wcfxo\n/g' Makefile
meucci:/usr/src/dgvbuild/zaptel/ztdummy-1.2.18 # make clean
meucci:/usr/src/dgvbuild/zaptel/ztdummy-1.2.18 # make
meucci:/usr/src/dgvbuild/zaptel/ztdummy-1.2.18 # cp wcfxo.ko /lib/modules/$(uname -r)/misc/
meucci:/usr/src/dgvbuild/zaptel/ztdummy-1.2.18 # depmod -a
meucci:/usr/src/dgvbuild/zaptel/ztdummy-1.2.18 # modprobe -v wcfxo
insmod /lib/modules/2.6.18.2-34-default/misc/wcfxo.ko
Freed a Wildcard
wcfxo: DAA mode is 'FCC'
Found a Wildcard FXO: Generic Clone
meucci:/usr/src/dgvbuild/zaptel/ztdummy-1.2.18 # exit
groo em meucci:/>

Pronto, agora vc tem o hardware reconhecido e funcionando vamos tornar automático o processo de carregamento dele:

Entre no diretório /etc/rc.d
Faça uma cópia do arquivo zaptel para evitar futuras dificuldades com um eventual suporte
Edite o arquivo zaptel
Altere o valor da Variável MODULES adicionando wcfxo

Os comandos ficam assim:

groo em meucci:/> su -
Password:
meucci:~ # cd /etc/rc.d/
meucci:/etc/rc.d # cp zaptel zaptel.old
meucci:/etc/rc.d # sed -i '/^MODULES/s/\"$/\ wcfxo\"/g' zaptel

Prontinho, no próximo boot (seu site nao tá slashdotado neh?) já vai carregar o modulo.

Agora vamos à configuração do asterisk.

Aki, job vc descreve os comandos pra configurar os arquivos. E depois as telas do Meucci.

fim da parte do Jobson <<<

fontes de consulta:

http://www.juniorpolegato.com.br/asterisk/modem_ambient_md3200/

"