[AsteriskBrasil] Canais ZAP nao desconectam

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Sexta Novembro 23 10:17:57 BRST 2007

Fabiano (BiGu) escreveu:
> meu problema nao eh esse, o asterisk detecta o tom de ocupado e
> desconecta a ligacao normalmente, o problema eh quando algumas ligacoes
> nao dao o tom de ocupado, ou entao a pessoa resolver desligar antes da
> outra ponta, a outra ponta fica la na ligacao, sendo que a ponta do
> asterisk ja desligou a muito tempo...esse eh o problema
>
> Abracos

Olá,

    Seguinte, abra um terminal e conecte ao Asterisk rodando (asterisk
-rvvvgc), vai monitorando... Tire o fone do gancho faça a ligação (pode
ser para você mesmo) e desligue antes de que atendam. Depois faça outra
e desligue depois de atenderem. Veja o que acontece e pode diagnosticar
melhor o problema.
    Minha suspeita é de que o canal não foi encerrado com você colocando
o fone no gancho, isto é, você ainda mantém o mesmo canal anterior
aberto e o sinal de que você colocou o fone no gancho não é entendido.
Pode ser problema da TDM/FXS, fiação ou o próprio aparelho utilizado.
Sugiro que coloque o telefone com um fio de um a dois metros na TDM/FXS
e teste; se ainda não der, troque o telefone e teste; se ainda não der,
provavelmente é a TDM/FXS. Acontece com todos os módulos FXS dessa TDM
ou um em específico? Se puder passar as informações do terminal do
Asterisk iria ajuda a gente a ajudá-lo.
    Para tirar a dúvida que o problema não é com a TDM/FXO, utilize um
softphone e veja o resultado.

--
Atenciosamente,

           Junior Polegato