[AsteriskBrasil] Provedor VoIP

Bernardo Vieira bernardo.vieira em terra.com.br
Quinta Outubro 4 11:29:40 BRT 2007

diretoria em all3.com.br wrote:

>Primeiro , vc so precisa do scm ( serviço de comunicação multimidia ) e do
>stfc ( serviço de telefonia fixae comutada ) caso pretenda fornecer
>terminações ( numeros para recebimento ) para seus clientes.

Não exatamente, para comercializar um serviço de telefonia que a ligação
origina na PSTN e termina em voip ou origina em voip e termina na PSTN
você só precisa da SCM. Você só precisa da STFC se vai prover também a
última milha de PSTN. Note que, indiferente da(s) licença(s) concedidas
a legislação brasileira não permitie em hipótese alguma que uma ligação
origine na PSTN, trafegue uma perna em voip e termine novamente na PSTN.

>Caso sua ideia sejasomente vender minutagem, para seus clientes, ou seja
>permitir que eles apenas liguem e naum recebam, naum precisa da licença da
>anatel, mas no entanto vc terá que manter uma parceria com alguem que ja
>possua o serviço e que lhe ofereç um comissão na minutagem que vc ira vender
>para seus clientes.

Na verdade precisa sim, é exatamente essa a definição da licença SCM, e,
ademais, não há diferença (em termos de licença) se você está recebendo
ou originando a ligação. O que ocorre é que normalmente quando você
estabelece uma parceria com alguem que te vende minutagem a licença que
vale é a do seu fornecedor, então neste caso você já está coberto.

> [...]
>suporte para vc comerciualizar minutagem usando sua marca, isso faz com que
>vc economize no investimento inicial ate que possua uma carteira de clientes
>de pelomenos 400 associados, pois se sua carteira for menor que isso e
>suicidio, e o retorno sobre o investimento se torna a longo prazo, mas é um
>bom negocio, basta apenas saber escolher seus parceiros, caso queira
>aprofundar o assunto, posso indicar alguem em sua regiao, para te orientar
>melhor sobre os procedimentos que vc deve adotar para omeçar seu projeto,

Nunca fiz a conta do tamnaho da carteira necessária para viabilizar o
negócio, mas a estimativa deve ser muito mais uma função da minutagem e
das origens/destinos da carteira do que a quantidade de clientes na
carteira.