[AsteriskBrasil] AP gerenciavel... wifi

Bernardo Vieira bernardo.vieira em terra.com.br
Quarta Outubro 10 11:35:32 BRT 2007

"Support for independently encrypted and isolated subnets or VLANs using
the same service set identifier (SSID) provides deployment flexibility"

O "wifi gerencialvel"  do AP a que você se refere resume-se a isso...
ele não é gerenciável no setido de conseguir reservar banda baseado em
DSCP ou TOS. Isto porque a natureza da transmissão wifi não permite,
veja bem: toda transmissão wifi usa um meio compartilhado e CSMA/CA para
evitar colisões, ou seja,  o AP funciona como um hub ethernet. A
arquitetura dos hubs permitem gerenciamento de banda porque se duas
estações competem pelo mesmo timeslot, a primeira que iniciar a
transmissão enviára seu pacote completo enquanto a segunda aguarda
(CSMA/CA) e se as duas iniciarem exatamente ao mesmo tempo haverá uma
colisão, que será detectada, cada uma trasmitirá um sinal de JAM e cada
uma aguardará um tempo aleatório até tentar a transmissão novamente
(CSMA/CD).

http://www.ravel.ufrj.br/arquivosPublicacoes/limites_para_vazao_e_atraso_80211.pdf