[AsteriskBrasil] AP gerenciavel... wifi

Bernardo Vieira bernardo.vieira em terra.com.br
Quinta Outubro 11 10:46:45 BRT 2007

Luis,
Esse AP parece bem legal, voce conseguiu ele aqui no brasil na faixa de
quanto? Acho que você pode ter bons resultados, dependendo é claro da
quantidade de telefones que está pensando em dependurar nele.
Pessoalmente, em minha empresa, tenho um WRT54G mesmo que me atende bem,
mas no meu caso o ambiente é pequeno (80 m^2, com no máximo 2 paredes
entre o transmissor e o receptor), apenas 3 ramais wifi que raramente
ocupam simultaneamente e apenas outros 2 notebooks ocasionais
dependurados nesse AP. Os ramais wifi são 3 Nokia N95, usando o
softphone interno mesmo e funciona muito bem (tirando a franquia de
angra III que tivemos que fazer para manter as baterias carregadas).
Qual vai ser o seu cenário aí?
Eu ia elaborar mais na idéia do tráfego voip concorrente no email de
ontem, mas já estava de madrugada e não estava mais conseguindo elaborar
bem a idéia. Trocando em miúdos, imagine os cenários:
(i)  Uma estação tem tráfego htttp (AIFSN = 3) e voip (AIFSN = 1) para
transmitir
       Sem mistério aqui, o tráfego voip será transmitido primeiro,
receberá uma janela de contenção de 3 a 7  frames (EDCA) , ao terminar
estes frames o AP deixa o tráfego http  passar  durante um  timeslot  e
repete o procedimento (roundrobin), até este ponto o prejuízo ao tráfego
voip foi mínimo e o tráfego http esperou no máximo 7 frames. Nas
iterações subsequentes, como o tráfego voip ficou esperando 1 timeslot
inteiro ele teve que valer-se do buffer para não interromper o stream,
assim na fila de transmisssão há mais dados a transmitir do que cabe no
máximo de 7 frames da CW, aí entra o TXOP, que permite esvaziar o buffer
da fila com AIFSN = 1, ao terminar o TXOP do AIFSN 3 o tráfego http
retorna ao meio por 1 timeslot. E assim continua enquanto houver tráfego
concorrente. O tráfego http será imperceptivelmente atrasado e o atraso
do voip é bem contornado pelo buffer.
(ii)  Uma estação tem tráfego voip (AIFSN = 1) e outras estações htttp
(AIFSN = 3)   para transmitir
    Similar ao caso anterior, porém dessa vez, por se tratarem de
estações diferentes, o mecanismo do beacon entra em ação para desviar o
AP do roundrobin e intercalar um TXOP para para a estação que tem
tráfego AIFSN = 1 entre cada transição de estação. O tráfego voip
continua devidamente priorizado, o tráfego http agora será mais
atrasado,  dependendo da quantidade de estações nessa fila, o que também
não é um grande problema desde que o tempo de timeout do tcp não seja
excedido.
(iii) Várias estações com tráfego voip (AIFSN = 1)
    Aí que mora o problema do WMM (EDCA + TXOP), todas as estações que
tem tráfego AIFSN = 1 terá a mesma prioridade no meio, então,
efetivamente você está propenso a colisões da mesma forma que um AP sem
um mecanismo de QoS, a única diferença é que agora o tempo de
permanência de cada estação no meio de transmissão é reduzido, ou seja,
se são poucas estações competindo pelo meio, e todas as estações estão
com  o sinal com potências similares, dá para se safar. Caso sejam
muitas estações simultâneas transmitindo voip, ou a qualidade do sinal
das estações for muito discrepante, você vai ter problemas.