[AsteriskBrasil] Desafio para implementação de Asterisk

Josemar Migowski josemarmigowski em gmail.com
Quarta Outubro 17 15:37:08 BRT 2007

Fala Marcelo,

É sem dúvida nenhuma um case interessante porém, para que um Projeto tenha
sucesso em sua implementação será necessário uma avaliação bastante
criteriosa sobre diversos aspectos de seu ambiente, necessidades e
expectativas. Tenho desenvolvido alguns projetos de telefonia IP em
Brasília, tanto para Órgãos do Governo quanto para empresas privadas, e
venho observando uma crescente conscientização de que certos critérios devem
representar grande relevância nas decisões finais sobre a implementação de
uma solução de telefonia IP e, principalmente, utilizando plataforma Open
Source (Linux + Asterisk).

Digo isso porque as especificações do hardware envolvido no projeto não
deverá ser o único nem o mais importante aspecto do projeto. Cabe ressaltar
que toda a infra-estrutura de comunicação, garantia de Qualidade de
Serviços, suporte técnico e manutenção, são aspectos de elevada importância
na execução de um projeto desse nível.

Uma observação importante que tenho a fazer é que, para algumas pessoas
envolvidas no processo de decisão, existe uma compreensão, no mínimo
equivocada, sobre a relação custo-benefício de uma solução dessas. Para
estas pessoas, o principal ingrediente da solução é a redução dos custos de
utilização dos serviços de telefonia (tarifação), o que nem sempre se
consegue de imediato. Temos que alertar essas pessoas sobre outros
benefícios, até muito mais importantes e de grande impacto, que serão
alcançados com o projeto.

Um abraço

Josemar